Assuntos fiscais
IRS - Conheça as datas para 2022
Conheça algumas datas importantes para as obrigações fiscais de pessoas singulares, empresas e trabalhadores independentes.
Relativamente ao IRS, as datas referem-se a:
- Validação das faturas;
- Deduções à coleta;
- Entrega da declaração;
- Nota de liquidação de IRS.
Até 15 de fevereiro - os sujeitos passivos podem verificar se a morada fiscal ou composição do agregado familiar corresponde à sua situação a 31 de dezembro de 2021. Estes dados podem ser alterados.
Até 25 de fevereiro - verificar as faturas pendentes no portal do e-fatura. Caso existam faturas em falta, deve inseri-las manualmente.
Até 15 de março - poderá consultar todos os montantes das deduções à colecta - resultantes das despesas das faturas e de outros documentos. Basicamente, para todas as faturas em que pediu contribuinte, irá ver o valor deduzido de IVA, separado pelas diferentes categorias. Também os rendimentos de trabalho independente têm de ser declarados. Entre 15 e 31 de março, esta informação pode ser reclamada, caso não corresponda à realidade.
Entrega do IRS
Entre 1 de abril e 30 de junho decorre o período de entrega da Declaração de IRS, através do Portal das Finanças. Isto é feito através da internet, mas na página da AT pode consultar a lista de locais que o podem ajudar neste processo. Finalmente, 31 de julho é o prazo limite para receber a nota de liquidação de IRS, sendo que caso tenha de pagar deverá fazê-lo até 31 de agosto.
E em relação ao IRC e IES?
Para as empresas, é importante estarem a par das datas relativas ao IRC e IES. A Declaração de IRC é entregue até 31 de maio, conforme indica o portal das finanças. Já a IES (Informação Empresarial Simplificada), é feita até 15 de julho.