Contas com a Sofia
O teu negócio independente está a correr bem. O que fazer a seguir?
Tomaste a decisão de trabalhar por conta própria e agora está a correr bem? Tens cada vez mais clientes, cada vez mais trabalho e estás a cobrar preços cada vez mais altos?
Se calhar os dias já não chegam para tudo o que tens de fazer ou talvez já estejas a rejeitar pedidos novos. Isto tudo são sinais de que está na altura de fazer um ponto de situação. Está na altura de rever e tomar decisões.
Parar e rever
Já escrevi no blog da Moloni sobre a importância das revisões. Em momentos críticos no nosso negócio, as revisões são ainda mais importantes. Primeiro, porque é nessas alturas que menos tempo vamos ter para as fazer, depois, porque parar e ganhar perspetiva, em alturas estratégicas, vai permitir-nos crescer melhor e mais rápido.
Para fazeres uma revisão do teu negócio, faz perguntas como:
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- Quais dos meus serviços trazem mais retorno?
- Qual tem sido a minha rentabilidade média por hora?
- Qual é a taxa de aprovação dos meus orçamentos?
- Quais são as principais despesas recorrentes do meu negócio? E qual é o retorno que trazem ao meu trabalho?
- Quais são os meus clientes mais importantes e porque é que gosto de trabalhar com eles?
- Como vejo o meu negócio daqui a 5 anos?
- Entre outras.
Definir o rumo
Depois de teres feito um retrato do momento atual, está na altura de tomar decisões. Estas decisões são pessoais, mas podemos falar de três caminhos comuns para crescer.
Aumentar preços
Nem toda a gente quer criar empresas e ter funcionários, há quem prefira trabalhar sozinho, sempre. Se for o teu caso, este será o caminho mais viável para ti. No entanto, não devemos esquecer que, mesmo quem tem equipas (ou pretende ter), eventualmente sente a necessidade de rever os seus preços.
Para aumentar preços, precisamos de olhar para os orçamentos que enviámos e avaliar a tendência. Estão todos a ser aprovados à primeira? Se sim, aumentar os preços será mais fácil, porque estás a cobrar muito pouco pelo serviço que prestas. Se não, tenta perceber qual é o limite de preço que os teus clientes atuais estão a aceitar.
Poderás ter de concluir que, para aumentar preços, também precisas de projetos novos, e isso vai levar-te a procurar novas pools de clientes, com mais poder de investimento.
Lembra-te também que projetos diferentes terão orçamentos diferentes. Aumentar preços é possível e recomendável. Com o tempo, vais ficar mais experiente, mais eficaz e mais valioso. No limite, o meu conselho é que vás aumentando pouco a pouco, ou que faças uma revisão anual ao teu preço.
Aumentar a oferta
Outro caminho possível é diversificares a oferta dos teus serviços e melhorares os teus pacotes. Aqui, há três opções:
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- Focar: em vez de ofereceres um elemento simples, criares um pacote de serviços completo. Por exemplo, se estás a vender logótipos, é muito, mas muito aconselhável que consideres criar um pacote de branding. Vais trabalhar mais com cada cliente, mas também vais conseguir vender mais. Aprofundares a tua relação com os clientes significa que não precisas de ter tantos clientes nem angariares novos tantas vezes, o que se traduz em mais tempo para investir no teu negócio e, eventualmente, em crescimento, mesmo que optes por não contratar nem aumentar preços.
- Variar: em vez de melhorares ou complementares o teu serviço, variar significa procurar outras fontes de rendimento a partir do conhecimento que já tens. Seja criar produtos digitais, dar formação ou mesmo vender produtos físicos (um designer pode criar cadernos e agendas, por exemplo).
- Complementar: outra hipótese é ofereceres serviços complementares aos teus. Se és Designer, podes começar a vender também serviços de Webdesign, Fotografia ou Gestão de Redes Sociais. Sim, não és especialista, não estou a dizer para seres tu a fazer tudo, é aqui que a contratação pode ser interessante para aumentar a oferta.
Aumentar a equipa
Finalmente, há a decisão de contratar – funcionários ou outros prestadores de serviços. Contratar pessoas significa que multiplicas o tempo do teu negócio. Em vez de trabalhares 1 hora, passas a trabalhar 2, 3 ou 4 em simultâneo. Se contratares a pessoa certa, podes conseguir duplicar os teus resultados.
Quando falamos de primeiras contratações, a escolha passa por:
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- Contratar tarefas satélite do teu negócio: Contabilidade, Marketing, Gestão de Projetos, Traduções, resposta a e-mails e contactos com clientes. Há toda uma série de tarefas necessárias no dia-a-dia de ter um negócio. Contratar pode ser uma forma de eliminares essas responsabilidades da tua lista e focares-te apenas no trabalho para os clientes.
- Contratar quem faça o mesmo trabalho do que tu: és Designer e contratas um Designer. Assim, divides o trabalho com essa pessoa e consegues ganhar tempo para:
a) mais trabalho;
b) assumir uma posição mais focada na liderança e de gestão do teu negócio.
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- Contratar quem faça trabalho complementar ao teu: como já falámos acima, podes contratar quem faça trabalho complementar e, assim, ofereceres pacotes de serviços mais completos. Cobras mais aos clientes e tornas-te mais competitivo. Não te podes esquecer de estar a ganhar uma margem sobre o valor que a contratação custa ao teu negócio.
