Dicas & Conselhos
5 dicas de marketing para pequenas e médias empresas
Desenvolver novas estratégias de marketing para o seu negócio em 2022 é fundamental. O Moloni dá-lhe 5 dicas que vão fazer a diferença no seu negócio.
1. Conheça o seu público-alvo
Uma das dicas de marketing empresarial é ter um segmento de clientes bem definido para agir com eficácia e eficiência. Um dos erros comuns é pensarmos que existe um tipo de marketing por defeito, e que se o seguirmos obtemos bons resultados. Todas as empresas diferem e têm necessidades diferentes perante cada situação.
Perguntas frequentes que devemos fazer sobre o público-alvo:
- Qual é o seu perfil demográfico?
- Que serviços usam?
- Como é que procuram o nosso produto/serviço?
Após obter estas respostas é possível traçar uma persona ideal e desenvolver uma estratégia de marketing focada no público-alvo.
2. Utilize as redes sociais
Atualmente, devido à constante evolução tecnológica, é imprescindível a utilização de redes sociais no seu negócio. Estas são vitais para o crescimento de qualquer empresa, pode expandir os horizontes do seu negócio, reunir novos clientes e manter os atuais.
Pode ainda convencer os clientes expirados a voltar a ingressar no seu negócio, seja por conteúdo relevante, marketing direcionado, ou através das plataformas de e-commerce.
3. Estabeleça uma identidade única
Para que a sua empresa se distinga precisa de ter uma identidade clara e única.
Para isso deve ter em atenção os seguintes pontos:
- Nome adequado;
- Logotipo;
- Slogan;
- Esquema de cores definido.
Existem várias agências dispostas a elaborar a construção do seu branding.
Quando o logotipo e o nome da empresa estiverem definidos, podem ser utilizados em vários suportes como:
- Merchandising;
- Publicidade;
- Assinaturas digitais;
- Cartões de visita.
Sendo o objetivo definir a personalidade da marca e visibilidade perante o público-alvo.
4. Tenha um bom website
Se a sua empresa ainda não possui uma página web, está na altura de dar o primeiro passo.
Comece com um website simples, com boa navegação e planeado logicamente para que os seus clientes naveguem com facilidade, encontrando o que pretendem.
5. Invista no serviço ao cliente
O atendimento ao cliente é a estratégia de marketing mais barata que existe e na qual se deve investir.
Se a sua empresa tem um ótimo produto/serviço, mas o atendimento ao cliente é pouco adequado, há uma forte possibilidade de que não sobreviva no mercado.
Manter um cliente ativo é menos dispendioso do que angariar um novo cliente, se o cliente for atendido e gostar do serviço é provável que o recomende.