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Bundling Products - Ou a Arte de Vender em Cabaz

Publicado a 01-04-2020

A estruturação da oferta comercial pode ser desafiante. Caracterizamos aqui o Bundling, uma técnica que pode ser usada para a venda de conjuntos de produtos.

O Bundling, ou a arte de compôr produtos em cabaz é uma estratégia de marketing que consiste na venda de vários produtos ou serviços combinados numa única unidade, geralmente para aproveitar momentos de consumo pré estabalecidos como é o caso do Dia dos Namorados, do regresso às aulas ou mesmo do Halloween. A conjugação dos produtos deverá ser estruturada para que o cliente perceba facilmente à vantagem de aquisição daqueles produtos associados.

Bundling

Normalmente, o Bundle - ou o produto composto - tem um produto base tendo depois outros produtos e serviços associados. Por exemplo, nas campanhas de regresso às aulas dos distribuidores de produtos tecnológicos, é frequente ver à venda um computador como peça principal e depois um rato, uma mala de transporte e algum software a ser vendido em conjunto. A aquisição deste conjunto tem um preço muito mais reduzido do que a aquisição dos vários produtos em separado. Também pode haver bundlings mistos de produtos e serviços como por exemplo na aquisição de uma viatura em que o serviço de venda propõe a aquisição de serviços de crédito ao consumo ou mesmo a aquisição de serviços de seguros.

A venda em cabaz pode assumir várias versões consoante as formas de junção dos produtos e a determinação de preços para os produtos incluídos no conjunto. Assim, podemos ter:

  • Bundling puro - ocorre quando um consumidor apenas pode comprar o cabaz completo, sem opção de comprar subconjuntos ou mesmo produtos isolados;

  • Bundling de preços - É uma derivação do bundling puro na qual dois ou mais produtos são oferecidos por um único preço;

  • Bundling de produto líder - É também uma derivação do bundling puro na qual um produto líder é oferecido com desconto apenas se adquirido com um produto acessório ou mesmo outro artigo ou serviço sem qualquer relação;

  • Bundling de líder flexível - É uma variante do bundling de produto líder que oferece a possibilidade de de compra exclusiva do produto líder.

  • Bundling flexível - Ocorre quando é oferecido aos consumidores a escolha entre a compra do cabaz inteiro, subconjuntos ou mesmo artigos isolado do cabaz.

A estas classificações de cabazes, podem ainda ser acrescentados os cenários em que a venda em bundle obtém melhores resultados:

  • Quando a operação beneficia das vantagens de economias de escala;

  • Quando a operação beneficia das vantagens de economias de gama, isto é, quando tem artigos de várias gamas que podem ser agrupados para venda;

  • Quando os custos de construção do bundle são baixos;

  • Quando os custos de produção e distribuição são altos;

  • Quando os consumidores dão eles próprios valor ao ato de simplificação da compra do bundle

Esta é mais uma técnica que poderá considerar na hora de formatar a sua oferta comercial.

 

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