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Chamada a empreendedores - Aprenda a fazer o seu plano de negócios!

Publicado a 15-05-2020

Descrição de como elaborar um plano de negócios como documento base para arranque da atividade e com os principais títulos e temas a serem abordados.

Chamada a empreendedores

O plano de negócio é a base do seu negócio. Trata-se de um documento onde poderá facilmente localizar cada etapa em que o seu negócio se encontra e o que que precisa de fazer a seguir, tal como se tratasse de um mapa. Nele estão inscritas todas as variáveis críticas para o sucesso da sua atividade.

Ter o plano de negócio sistematizado num documento representa um conjunto de vantagens que poderá fazer valer face à sua concorrência logo a partir do momento da criação, tais como a apresentação a investidores ou a entidades bancárias para a obtenção de investimentos, ou para abordar entidades parceiras e persuadi-las à colaboração para o que necessita de evidenciar vários elementos de forma clara e transparente.

O plano de negócios deverá mostrar com o maior detalhe que for possível um conjunto de informações que expliquem como vai desenvolver a sua atividade, que recursos vai necessitar e que resultados que espera obter. Aqui apresentamos alguns tópicos que poderá aproveitar para desenvolver no seu documento.

Mesmo que não destine a sua escrita a ser apresentada, elabore o plano de forma a arrumar as suas ideias e a ter uma base de trabalho:

  • Introdução e descrição do negócio - Justifique, de forma breve porque é que vale a pena desenvolver a atividade, qual a forma jurídica que pretende dar à sua entidade, quais as necessidades que pretende colmatar com a sua atividade, se serão necessários estabelecimentos e qual será a localização destes, etc..
  • Análise de mercado - Deverá aqui mostrar o entendimento que tem da participação na sua atividade ou na sua indústria, e de como esta é necessária para o mercado ou segmento de mercado que pretende servir, descrevendo, se possível, o cliente tipo que o negócio terá no futuro. Inclua tendências e inovações que possa aplicar e que lhe dêem vantagens concorrenciais;
  • Defina bem os seus produtos e serviços - O que é que vai vender? Quais são os produtos ou gamas de produtos que terá disponível ou os serviços que vai prestar? Se pretender ter serviços aumentados, faça questão de incluir essa perspetiva no plano de negócios indicando quais os bens e serviços acessórios que vai disponibilizar, cobrindo toda a sua oferta comercial;
  • Marketing e comunicação - Como é que vai divulgar o seu negócio e a sua atividade e de que forma pretende interagir com os seus públicos? Preveja a necessidade de evoluir as abordagens ao mercado consoante a evolução do posicionamento da empresa e do mercado em que se posiciona, bem como do ciclo de vida dos produtos/serviços;
  • Projeções financeiras - Inclua nesta rubrica não só as receitas que prevê gerar como também as necessidades de financiamento que prevê serem necessárias para o arranque, nomeando as fontes de financiamento que prevê utilizar. Utilize um período de tempo entre 3 e 5 anos.

Poderá incluir outros títulos que evidenciem as especificidades do seu negócio e as vantagens que essas especificidades lhe poderão trazer no futuro. Deverá, no final incluir toda a documentação de suporte e outros materiais que sejam necessários (gráficos, exemplos de anúncios, certificados de marcas e patentes, processos de licenciamento, etc..)

A criação do plano de negócios marcará o ponto inicial e marcará indelevelmente o futuro das suas ações enquanto empresário e empreendedor, pelo que se reveste de substancial importância. 

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