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5 Dicas para adaptar o seu plano de marketing ao pós-covid

Publicado a 07-07-2020

O nosso guia completo como elaborar um plano de marketing e fortalecer o contacto com os seus clientes nesta fase pós-covid.

Como adaptar o seu plano de marketing durante a pandemia COVID-19

Sendo esta situação uma novidade para todos nós, não existe um manual específico para promover o seu negócio no meio de uma pandemia. Contudo uma coisa que é certa: o mundo está a mudar mais do que nunca para os meios online.

Produtos de vestuário, brinquedos, artigos de casa e jardim, comida e presentes têm conhecido um pico nas vendas. Por outro lado, o tráfego nos sites de comércio electrónico de retalho atingiu o seu auge durante esta pandemia. 

Mas, o mais importante é que estes novos hábitos de compras online vieram para ficar, mesmo depois de o confinamento ter terminado.

Se procura digitalizar o seu negócio, mas não sabe como ou tem receio em comercializar os seus serviços online durante esta época, este guia é para si!

1. Reveja o seu orçamento de marketing e concentre-se em estratégias rentáveis.

Para começar, o fluxo de caixa é importante. É possível que tenha alterado a oferta de produtos ou baseado o seu negócio em serviços online. Talvez não tenha tido tanta sorte e tenha colocado todo o seu negócio em espera.

Seja como for, este é o momento de investir o seu orçamento de marketing sem ter de gastar muito. Existem dois canais diferentes através dos quais é possível chegar ao seu público de uma forma rentável:

E-mail marketing

O melhor do e-mail marketing é que é fácil e gratuito!

Contudo, o problema é que atualmente os e-mails de atuais e potenciais clientes poderão estar entupidos com atualizações COVID-19. E o pior destas newsletters é que provavelmente constituem notícias com pouco conteúdo e não fomentam a relação dos clientes com a marca ou produto.

Sendo assim, esta é a oportunidade para não seguir a corrente e fazer algo diferente que traga valor acrescido para o seu negócio.

Estas são algumas dicas infalíveis para as newsletters que envia aos seus clientes:

  • Dar a conhecer os membros da sua equipa;
  • Os bastidores da criação do seu produto ou negócio;
  • Atualizações sobre como está a servir os seus clientes neste momento: entrega, níveis de stock, etc;
  • Reflexões sobre a atualidade e os seus planos da empresa para o futuro.

Estes e-mails estão menos focados em fazer vendas e mais em criar confiança. É uma abordagem que resistirá ao teste do tempo e o ajudará a recuperar mais rapidamente depois da crise ter terminado.

Redes sociais

Não fique calado nas redes sociais. Nesta fase, os seus seguidores e clientes estão ainda mais ativos do que antes, por isso esta é uma boa altura para interagir mais e aumentar o grau de confiança com a marca. 

Tal como nos e-mails, use a compaixão nos posts das redes sociais. Pode inclusive fazer publicações animadas e positivas, desde que não ignore o contexto actual. Por exemplo, marcas como a Super Bock ou Control são conhecidas pelos seus posts com humor, e apesar de tudo sabem adaptar-se ao contexto atual.

Isto não significa que não possa falar dos seus produtos e ofertas. No entanto, certifique-se de que não cria escassez e urgência desnecessárias, já que os seus potenciais clientes usam as redes sociais para relaxar.

Se investiu em anúncios pagos no Google e nas redes sociais, continue a fazê-lo. O custo dos anúncios no Facebook e no Google baixou, pelo que o seu orçamento pode levá-lo mais longe do que antes. Isto sem esquecer o Google Shopping que brevemente ficará disponível sem qualquer custo!

Para além disso, o Google oferece créditos gratuitos para os seus actuais clientes de pequenas e médias empresas - verifique se se qualifica aqui. Finalmente, se não sabe quanto gastar em marketing nesta fase, esta é uma boa oportunidade para atualizar a sua contabilidade. Isto irá permitir tomar melhores decisões.

2. Mantenha-se ligado aos seus clientes

É importante perceber que, o marketing nesta fase não deve servir apenas para sobreviver à crise. Trata-se acima de tudo, de manter uma relação com os clientes que tinha antes da crise e prosperar com eles depois de a crise ter terminado.

Há duas formas principais de trabalhar nisto:

Chegar pessoalmente aos seus clientes

O objetivo é atingir o maior número de clientes que conseguir. Para isto, torne o seu conteúdo pessoal, personalize a sua mensagem e mostre que se preocupa com cada cliente.

Lembre-se que alguns dos seus clientes podem ter o mesmo rendimento que antes, mas outros poderão não conseguir comprar-lhe durante algum tempo.

Por isso, mostre empatia com todos. Esta é a oportunidade para cuidar dos seus clientes, mesmo que alguns deles não se lembrem disso.

Atualize o seu website

Utilize o seu website para mostrar que está ciente desta época e de todas alterações associadas.

Em primeiro lugar, isto irá mostrar aos seus clientes que ainda lhe podem comprar os seus produtos. Certifique-se de que partilha quaisquer alterações à sua política de entregas e devoluções ou outras medidas de segurança que tenha adotado.

Em segundo lugar, pode utilizar este espaço para lhes mostrar que está ciente de que comprar os seus produtos não é a prioridade neste momento. Isto ajudará a que se sentam menos culpados, contribuindo para uma maior lealdade com a marca.

3. Fique atento à concorrência

À medida que vai trabalhando durante a crise, esteja atento ao que se passa na sua indústria e na sua área de negócio.

Estude os seus concorrentes

Algumas empresas vão lutar mais nesta crise do que outras. Poderão deixar de vender uma categoria de produtos ou mesmo fechar completamente as suas portas, deixando parte do mercado mal abastecido.

Esta poderá ser uma oportunidade para dedicar alguma atenção extra a produtos da sua empresa que de alguma forma resolvam essas necessidades.

4. Faça parcerias com outras empresas

Pode também associar-se a empresas que oferecem produtos complementares aos seus próprios produtos.

Por exemplo, uma empresa de decoração doméstica em Coimbra fez uma parceria com um florista local. Isto ajudou a florista a alcançar novos potenciais clientes, enquanto a empresa de decoração de interiores proporcionou um prazer extra aos seus clientes.

Outros exemplos de tais parcerias podem ser:

  • Restaurantes que vendem refeições pré-preparadas numa mercearia;
  • Lojas de vinho que vendem vinho através de um restaurante de takeaway;
  • Cafés que vendam café moído através de uma loja de artigos de cozinha.

5. Tenha em mente o conteúdo e o visual

É fundamental ter em atenção à forma como partilha as mensagens da sua empresa, o que inclui um maior cuidado com o seu aspeto visual.

Escolha sabiamente as palavras

A melhor abordagem durante este tempo é: mais vale prevenir do que remediar. Assim, adote um tom útil e positivo e evite parecer descuidado e casual.

Conheça algumas dicas:

  • Evite palavras como vantagem, lucro, ganho, capitalizar nas suas mensagens, chamada para as acções, etc., à medida que se apresentam como surdas de tom no contexto da crise.
  • Reconsidere os seus trocadilhos, piadas e outros conteúdos humorísticos. O exemplo anterior da Super Bock pode não funcionar para nenhuma outra empresa. É melhor ser sério (e seguro) do que lamentar.
  • Os seus clientes são o mais importante. Concentre a sua comunicação no apoio a estes.

Reveja os seus visuais

Reveja as imagens que usa nas redes sociais, newsletters, blog ou site da empresa. Se estes correspondem a viagens, multidões, restaurantes movimentados e situações semelhantes atualize-os para algo mais apropriado às medidas de distanciamento social

Este é um passo simples, mas vai ajudá-lo a refrescar a sua linguagem e a adaptar-se à medida que a situação muda com o tempo.

Verifique as campanhas programadas

Algumas das suas campanhas planeadas há meses podem agora estar completamente deslocadas da situação atual. Verifique toda a sua publicidade paga, posts de redes sociais agendados, e-mails e até material impresso.

Tenha em mente que o que era aceitável á 8 semanas atrás pode não o ser agora.

Acompanhe o ritmo da mudança

Lembre-se: você não está sozinho. Estamos aqui para o ajudar na sua adaptação a esta nova realidade. Continue a acompanhar o nosso blog e seguir as nossas redes sociais para mais dicas importantes!

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