Dicas & Conselhos
Como definir o público alvo e quem é a “Persona” para a qual trabalha.
Construir uma "Persona" é dar um rosto às necessidades, dificuldades e expetativas a que visa apontar os produtos e serviços da sua empresa. Veja como.
A qualidade e profundidade das ações e estratégias de uma empresa sobre os seus públicos está diretamente relacionada com o conhecimento que essa empresa tem do mercado em que atua. Baseada na segmentação do mercado, a definição do público alvo faz depois o cruzamento entre os vários segmentos de mercado de produtos e serviços que são utilizados por um determinado consumidor. Se o público alvo é um grupo de consumidores que partilha as mesmas motivações e comportamentos, a persona é o cliente ideal do seu produto ou serviço.
Chegar a este consumidor ideal, ou ao cliente tipo, requer uma análise mais aprofundada ao universo de consumidores da empresa mas ainda assim de extrema importância já que permite a identificação de vários indivíduos dentro de uma audiência de público alvo com as suas diferentes atitudes ou comportamentos similares nas várias etapas do processo de compra.
Vejamos as diferenças através da apresentação de exemplos de cada um destes conceitos:
- Exemplo de público alvo: Homens entre os 20 e os 30 anos, residentes no Porto, detentores de um grau de formação superior, com um rendimento mensal entre os €2.000 e os €3.000 que ocupam os tempos livres em desportos motorizados;
- Exemplo de cliente tipo ou de persona: João, casado, fotógrafo. De perfil analítico e quantitativo é aficionado de inovações tecnológicas pesquisando novidades e comprando internacionalmente. Com uma agenda apertada tenta sempre aproveitar da melhor forma o seu tempo. Gostava de ser percebido como a referência profissional do meio geográfico de implantação em que trabalha para poder fazer trabalhos mais qualificados e aumentar assim o valor de cada trabalho realizado e, consequentemente os seus rendimentos disponíveis.
A persona apresenta uma série de vantagens na exata medida em que dá um rosto às dúvidas e necessidades de pessoas reais tornando mais fácil a idealização e implementação de soluções mais adaptadas a uma usabilidade concreta. A definição de clientes tipo gera resultados diretos no que diz respeito à prossecução de objetivos e a superação de obstáculos.
A realização de pesquisa para a definição dos seus clientes tipo poderá ser feita das mais diversas formas mas é comum as empresas recorrerem à base de clientes que já possuem pelo relacionamento já existente e caso mantenha este tipo de registos, poderá também utilizar clientes prospectivos, ou seja, clientes que contactaram a empresa para a obtenção de algum tipo de orçamento. Caso tenha essa possibilidade, poderá ainda utilizar redes informais que lhe permitam ter contacto com o maior número de clientes possível. O resultado deste trabalho pode passar por descobrir mais do que uma persona para a qual trabalho e levá-lo a considerar ações diferenciadoras para a sua oferta comercial.
Aposte na identificação do seu cliente ideal para que possa estruturar o seu negócio de forma a apresentar os melhores serviços e produtos para as necessidades dos seus clientes através das melhores estratégias de comunicação, suporte e avaliação pós venda.