Dicas & Conselhos
Como determinar o valor da Minha Empresa
Determinar o valor de uma empresa pode ser desafiante. Veja aqui a abordagem inicial ao que deve ser tido em conta para calcular o valor pretendido.
O conceito de avaliar uma empresa engloba uma série de técnicas que permitem estabelecer o valor duma empresa em termos financeiros. São várias as circunstâncias que podem determinar a necessidade de determinar o valor de uma empresa sendo que as mais comuns são a colocação de capital em bolsa (para as grandes empresas), a alienação, a operacionalização de cenários de sucessão de proprietários, medir os efeitos de determinado período de gestão, etc..
Há um grande número de metodologias que permitem avaliar uma empresa sendo que as mais comummente utilizadas são:
- O valor matemático ou o valor contabilístico - Corresponde ao montante dos capitais próprios como eles figuram no balanço;
- O valor de rendibilidade - correspondendo este valor à soma que, colocada uma certa taxa de capitalização daria um valor igual aos lucros da empresa. Neste caso a avaliação da empresa faz-se segundo os mesmos princípios de avaliação de um investimento. Este valor pode à posteriori ser comparado com as estimativas de crescimento do segmento de mercado em que a empresa opera;
- O valor de Goodwill - Este valor inclui todos os ativos intangíveis da empresa e é normalmente utilizado em cenários de venda em que devem ser medidas variáveis como as marcas e patentes e outras formas de propriedade industrial, a imagem que a empresa tem no mercado (com algum tipo de medição da reputação) assim como as presenças na internet e nas várias redes sociais;
A utilização destes métodos separadamente ou em conjunto contribui para a construção de um valor que nunca poderá traduzir ganhos ou percas emocionais que os promotores e empreendedores têm relativamente aos negócios que criam e mantêm e que, muitas vezes herdam caraterísticas reputacionais do empresário/gestor de topo. No entanto, o fator emocional deverá ser levado em conta no momento de avaliação de um negócio, especialmente na ótica de venda.
O volume de informação disponível deverá ser uma variável a considerar já que este evolui proporcionalmente com a dimensão do negócio. Como nas pequenas companhias a informação tende a ser escassa, a avaliação deverá ser feita tendo em conta o risco de haver desvios entre o valor percebido ou proposto e o valor efetivamente verificado. Neste cenário e como avaliação de risco, é imprescindível a experiência de quem compra e quem vende para avaliar diretamente ou por intermédio de terceiros o que não pode ser avaliado no papel.
Assim, se combinarmos os princípios matemáticos com a perspectiva mais empírica na avaliação dos negócios deverá ser construído um valor realista, de compromisso como ponto de partida para a próxima fase do seu negócio.