Dicas & Conselhos
Como Pedir Pagamentos… sem parecer lamechas
Solicitar pagamentos pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça. Qual a melhor forma de cobrar documentos em atraso? Confira as nossas sugestões.
Todos os negócios, mas em particular os micro e pequenos negócios que vendem produtos ou prestam serviços a outras empresas (B2B) precisam de manter um fluxo de caixa tanto quanto possível regular para conseguirem desenvolver as suas atividades.
Para este objetivo, que pode ditar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma ventura empresarial, as mensagens que acompanham os documentos de venda ou as mensagens enviadas à posteriori para a solicitação de pagamento assumem um papel preponderante.
Num primeiro momento, considere sempre o envio do documento via e-mail, o que poderá facilmente fazer com programas de faturação como o Moloni, já que esta via permite a receção imediata do documento e um melhor controlo das datas de envio para contagem dos prazos de pagamento.
As mensagens email usadas para estes procedimentos deverão ser claras e facilmente interpretáveis quanto à sua finalidade.
Deixamos aqui algumas dicas e sugestões para que a receção de pagamentos seja melhor sucedida:
- Inclua a fatura como anexo e não no corpo do e-mail, ou, como o Moloni permite, envie um link que permite obter o próprio documento.
Esta ação permite que quem recebe a fatura imediatamente coloque a fatura junto da pessoa responsável do pagamento. Não espere que o seu cliente lhe diga quando faturar na exata medida em que o prazo que tiver acabado de cumprir no trabalho ou produto entregue também tiver sido um prazo difícil; - Crie vários templates de e-mail para os vários momentos de pagamento.
Sugerem-se 4 momentos, que poderão ajudar as suas mensagens a ter mais efeito:
- Antes do prazo de vencimento da fatura, com o objetivo de saber se o pagamento será feito dentro do prazo;
- Quando a fatura já vencida mas com um ligeiro atraso, com o objetivo de lembrar a necessidade da realização do pagamento para a manutenção de equilíbrio na tesouraria da empresa;
- Quando a fatura já se encontra com um atraso considerável, para colocar um estatuto de urgência no pagamento; e um
- Quando a fatura já se encontra muito atrasada e para dar um último prazo para a liquidação antes da imposição de outras medidas como a cobrança judicial;
As comunicações relacionadas com a recolha de pagamentos, nomeadamente os templates referidos no ponto anterior, deverão ser rápidas, concisas e fáceis de liquidar, incluindo, sempre que possível, meios para permitir a liquidação imediata do documento, como uma referência multibanco personalizada, ou um link de paypall com a indicação exata da importância a ser liquidada.
Muitas empresas utilizam apenas o email como ferramenta de cobrança e são bem sucedidos.
As dicas enviadas deverão ser adaptadas às empresas em concreto e aos setores de atividade das empresas. Ferramentas tradicionais e as culturas empresariais deverão também ser levadas em conta no momento da realização dos contactos de cobrança.
1 - Ex. de Templates de solicitação de pagamento para faturas ainda dentro do prazo:
Assunto:
[Nome da sua empresa]: fatura [número de referência da fatura]
Mensagem:
Olá, [nome do destinatário]
Espero que esteja tudo bem consigo.
Gostaria de lhe enviar uma nota rápida para o lembrar de que [o valor devido na fatura] referente à nossa fatura [número de referência da fatura] deve ser pago em [data de vencimento].
Grato se puder confirmar que o pagamento é feito no prazo combinado.
Cumprimentos
[Nome do remetente]
2 - Solicitação de pagamentos de fatura com ligeiro atraso
Assunto:
[Nome da sua empresa]: fatura [número de referência da fatura]
Mensagem:
Olá, [nome do destinatário]
Espero que esteja tudo bem consigo.
Gostaria apenas de lhe enviar uma nota rápida para o lembrar de que [o valor devido na fatura] referente à nossa fatura [número de referência da fatura] está vencida e deve ser paga para equilíbrio da nossa tesouraria.
Grato se puder confirmar que o pagamento é realizado através de um dos seguintes canais:
Cumprimentos
[Nome do remetente]
3 - Solicitação de pagamentos de fatura com atraso
Assunto:
[Nome da sua empresa]: fatura [número de referência da fatura]
Mensagem:
Olá, [nome do destinatário]
Espero que esteja tudo bem consigo.
Gostaria apenas de lhe enviar uma nota rápida para o lembrar de que [o valor devido na fatura] referente à nossa fatura [número de referência da fatura] está vencida e deve ser paga o mais rapidamente possível.
Grato se puder confirmar que o pagamento é realizado através de um dos seguintes canais:
Cumprimentos
[Nome do remetente]
4 - Solicitação de pagamentos de fatura com atraso significativo
Assunto:
[Nome da sua empresa]: fatura [número de referência da fatura]
Mensagem:
Olá, [nome do destinatário]
Espero que esteja tudo bem consigo.
Gostaria apenas de lhe enviar uma nota rápida para o lembrar de que [o valor devido na fatura] referente à nossa fatura [número de referência da fatura] está vencida e deve ser paga o mais rapidamente possível.
Esta fatura está agora com [número de dias de atraso] dias de atraso e representa um verdadeiro problema para nós.
Cumprimentos
[Nome do remetente]