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Comunicação com o cliente em tempos de pandemia

Publicado a 20-05-2020

Mesmo com muitas empresas em teletrabalho, é também possível garantir uma assistência adequada aos seus clientes. Saiba como.

Comunicação com o cliente em tempos de pandemia

Tendo em conta a situação atual, na qual muitas empresas estão em teletrabalho, a forma de comunicar com os clientes mudou e passou a ser feita de forma remota.

E embora pareça um desafio, com uma estratégia bem elaborada, este método pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa.

Qual o tipo de comunicação que deve praticar?

Sendo uma pequena, micro ou média empresa é importante desde o início do seu negócio, definir qual o tipo de comunicação que pretende com os seus clientes.

O profissionalismo é o primeiro fator a ter em conta, sendo que a mensagem e o tipo de escrita a usar vão depender do seu público-alvo que está a lidar. Neste caso, ferramentas como Facebook ou Whatsapp acabam por possibilitar um diálogo informal, porém mais próximo, facilitando para uma resolução rápida dos problemas.

Por outro lado, mensagens por email, embora possam ter uma comunicação mais formal, contribuem para uma maior organização nas mensagens trocadas.

Contudo, pode optar por disponibilizar os dois métodos, e deixar o seu cliente escolher o que vai mais de encontro às suas necessidades.

No Moloni, são vários os meios que garantem uma boa assistência aos nossos clientes; desde mensagens instantâneas através de redes sociais como o Facebook, passando pelo envio de e-mails, live chat ou o suporte por linha telefónica 100% gratuito. Através de diferentes meios, asseguramos assim que qualquer dúvida é sempre resolvida da melhor forma.

Como é o seu cliente?

Como referimos em cima, conhecer o público-alvo é fundamental. Quais os seus interesses e o que procura? Perceber as suas expectativas e hábitos irá fornecer um conjunto de informação valiosa na altura de iniciar uma conversa.

No Moloni trabalhamos para que o cliente se sinta único. Cada negócio tem diferentes especificidades e por isso, fazemos por manter por um contacto personalizado, evitando respostas automáticas.

Ainda que represente um maior alocamento de recursos da nossa parte, ter uma resposta individualizada garante que este fica satisfeito com o produto, e que contribuímos para a solução de um problema.

Como gerir e comunicar com o cliente?

Nenhuma informação é realmente relevante se não for bem analisada e interpretada. Para tal, é importante ir anotando toda a troca de informação que tem com o seu cliente. Todos os dados, indicações (mesmo que já resolvidas) e mensagens importantes devem ser guardadas

Se os seus clientes notarem que o reconhecem e se lembra dos produtos ou serviços que lhes vendeu, haverá uma aproximação maior fazendo com que se torne um cliente habitual.

No caso do Moloni, mesmo depois de solucionada uma questão, procuramos acompanhar o cliente e saber se persistem outro tipo de dúvidas. Desta forma, conseguimos conhecer melhor a sua experiência com o nosso produto e recolher os pontos que podem ser melhorados.

Qual a frequência com que deve comunicar?

Antecipe os problemas. É importante delinear uma estratégia de forma a garantir uma assistência mais adequada. Não deixe um cliente à espera de uma resposta durante um longo período de tempo. 

A demora em responder, para além de pouco profissionalismo, revela uma falta de empatia e compreensão com as suas dúvidas. Mantenha uma comunicação regular e proporcione a melhor customer experience possível.

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