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Comunicação Corporativa - Mensagens com objetivo!

Publicado a 26-05-2020

Compreenda aqui os fundamentos da comunicação empresarial.

Imagem Comunicação Corporativa

A comunicação empresarial é um conjunto de ações que podem ser desenvolvidas e contextualizadas em estratégias para transmissão de informação sobre a empresa e os seus produtos que permita a criação de aceitação e, em última análise, possibilitar maiores vendas e volume de negócios, mesmo que seja a longo prazo. Estas ações de comunicação podem ser dirigidas às mais diversas audiências com que as empresas se relacionam, como colaboradores, meios de comunicação, parceiros e clientes em geral.

Para que as ações de comunicação corporativa sejam eficientes e produzam os resultados esperados, deverão ser alvo de preparação cuidadosa com consideração de vários canais, tanto online como offline. Cada canal tens as suas vantagens e desvantagens devendo ser cada um deles ponderado para a ação que se pretende desenvolver em fatores como a audiência atingida, as possibilidades de resposta, a mensurabilidade de cada uma das mensagens.

Ainda que possam ser executadas pelos mais diversos canais, as ações de comunicação podem ser enquadradas em quatro grandes grupos: Publicidade, Promoção, Relações Públicas e Força de Vendas. Combinando as ações específicas de cada um destes grupos, aumenta-se a probabilidade de atingir os resultados esperados. Exige-se hoje do profissional de comunicação corporativa não apenas a capacitação técnica, mas também uma visão abrangente dos mercados e segmentos de mercado em que a empresa exerce as suas atividades.

A mistura que este profissional faz dos canais que tem à sua disposição não é um fim em si mesmo mas sim uma tentativa de achar as melhores combinações para responder a cada problema de comunicação encontrado, problemas que têm que ser definidos em conjunto com a gestão de topo, já que definem o quotidiano e o futuro dos resultados empresariais.

Formulamos aqui alguns exemplos:

  • Será preciso atrair o consumidor final ou recompensar os canais de distribuição? - Refere-se este ponto ao local concreto em que o cliente vai ter contacto com a comunicação da empresa;
  • A mensagem está bem construída é coerente e adaptada aos vários canais utilizados para determinada campanha? - Deve ser testado todo o percurso (das mensagens às ações) para evitar possíveis erros;
  • Todos os canais estão contextualizados para os mesmos objetivos? - A não ser que se desenvolvam várias campanhas em simultâneo, todos os canais deverão estar a contribuir para a obtenção dos mesmos resultados;
  • A logística da comunicação está assegurada? - Publicidade nas redes socais que chamam a sites web em reformulação, números de watsapp descontinuados são falhas comuns e facilmente evitáveis

A correta resposta a cada uma destas questões e a outras que possam surgir no contexto de cada empresa podem ajudar a formalizar as seguintes distinções:

  • Comunicação projetada pela empresa - As ações comunicação que a empresa efetivamente executa
  • Comunicação percebida pela audiência - Os efeitos que essas ações efetivamente provocam.

Comunicar é uma inevitabilidade. Seja proativo e não reativo para que a comunicação empresarial seja um valioso aliado do seu negócio.

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