Dicas & Conselhos
Criar uma loja online, quais as vantagens?
Se está a pensar abrir um negócio ou já tem uma loja com espaço físico, pretende saber mais sobre quais as vantagens em lançar o seu negócio online, este artigo é sem dúvida para si.
É um facto. Os portugueses estão cada vez mais confortáveis com o uso da tecnologia e mais familiarizados com o contexto de fazer as suas compras online.
Apesar de muitos estudos sobre consumo online referirem Portugal como sendo um país que ainda não está dentro das médias que se verificam noutros países europeus, a estatística tem ditado que o digital tem ganho uma especial relevância, tendo o seu crescimento sido notável.
Para este aumento têm contribuído diversos fatores. As marcas e as empresas no geral, estão cada vez mais conscientes da importância em apostar fortemente na sua presença online, disponibilizando canais de compra para os seus clientes. Começámos a ver o surgimento de vários marketplaces que democratizaram a venda de artigos junto dos consumidores, e permitindo a qualquer tipo de negócio alavancar vendas sem ser através da compra direta nas suas lojas (online e offline).
Além disso, as gerações mais novas (millenials e Gen Z) que agora já trabalham, têm a sua independência financeira e respetivo poder de compra, possuem hábitos de consumo totalmente diferentes das gerações anteriores e têm o universo das compras pela internet como algo perfeitamente natural no seu dia a dia.
O mundo está em constante mudança, e se o seu negócio ainda não se adaptou, está na hora de o fazer. Vamos enumerar alguns motivos pelos quais deve considerar criar a sua loja online. Começar agora mesmo a marcar a sua autoridade no digital.
Conheça algumas das vantagens em criar uma loja online
1 - Disponibilidade total
Já imaginou o seu negócio não ter horário de abertura e fecho? Com uma loja online estará aberto 24/7, durante todos os dias do ano. Os seus clientes podem comprar quando quiserem e onde quiserem, estará assim a prestar um melhor serviço a clientes.
2 - Abrangência de mercados
A sua presença online pode ajudar não só a conquistar ou consolidar o seu mercado local e nacional, como também lhe possibilita escalar a sua empresa para mercados internacionais. Lembre-se que através das vendas online qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode ser um potencial comprador.
3 - Facilidade na criação da loja
Existem hoje inúmeras plataformas, que lhe permitem mesmo sem conhecimentos técnicos, criar uma loja online em tempo recorde. Tipicamente estas plataformas funcionam num modelo de subscrição, com planos e funcionalidades previamente definidas, pelo que poderá escolher quais as mais convenientes para o seu tipo de negócio.
4 - Maior cardápio de produtos
Pode disponibilizar todos os seus artigos que pretender. Não tem limitação física de estantes ou montras. Poderá criar campanhas e oferecer promoções em artigos mas ao mesmo tempo deixar todo o seu catálogo de produtos disponível para compra.
Se não quiser manter stock de todos os artigos, poderá ainda recorrer a estratégias de dropshipping, sendo que os artigos podem ser enviados diretamente do seu fornecedor para o cliente final.
5 - Custos fixos reduzidos
Se apenas está a ponderar vender no canal online, então vai reduzir consideravelmente custos fixos como água, luz ou o aluguer de um espaço comercial. Não descure no entanto que mesmo sendo um negócio digital, existem custos associados à operação, nomeadamente a nível de alojamento da sua plataforma e de divulgação/publicidade. Se o seu negócio não for visto, não irá gerar vendas!
6 - Maior competitividade nas vendas
Vender online pode tornar o seu negócio mais competitivo face à concorrência. Apostar numa boa estratégia de marketing e na criação de uma loja online bem estruturada, vão contribuir para que as suas vendas sejam mais eficazes e em maior número.
Os consumidores procuram cada vez mais comparar preços, características, facilidade na compra, pagamento, na entrega e até na eventual necessidade de trocar ou devolver um artigo. Poderá marcar a diferença ao proporcionar experiências de compra que sejam positivamente marcantes para os seus clientes.
Ligue o Moloni com lojas online
O Moloni disponibiliza gratuitamente um conjunto de plugins para lojas online que lhe permitem integrar a sua faturação e gerir o negócio com agilidade. Saiba mais aqui.