Blog do Moloni

Cuidados para garantir a proteção dos dados do seu negócio

Atualizado a 29-11-2024

Num mundo cada vez mais digital, a cibersegurança é essencial. Os dados de uma empresa podem estar sujeitos a ataques cibernéticos capazes de causar sérios danos aos sistemas informáticos.

Para prevenir ataques, reunimos algumas medidas para garantir a segurança online do seu negócio.

1. Crie passwords seguras

Altere as suas passwords regularmente. Estas devem ser longas, com no mínimo 15 caracteres. Além de extensa, deve ser o mais aleatória possível, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

Uma vez definida, a password não deve ser utilizada em vários serviços. Para evitar repeti-la, pode usar um gestor de passwords que as armazena de forma segura. Assim, basta definir uma única password para aceder a todas as outras. Para isso, existem vários softwares como 1Password, KeePass, LastPass, entre outros.

2. Cuidado com os links

Verifique com atenção os links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais. Eles podem representar ataques de phishing que aparentam vir de fontes legítimas, como bancos ou empresas de serviços online. Estes e-mails geralmente contêm links para sites falsos, onde são solicitadas informações confidenciais.

Pode ocorrer o envio de e-mails falsos que se fazem passar por e-mails de transferência de documentos do Moloni. Estes e-mails parecem legítimos, mas os links direcionam para sites que não pertencem ao Moloni. 

Como exemplo, mostramos na imagem abaixo alguns campos que devem ser verificados:

  • O logótipo da empresa;
  • O e-mail do remetente;
  • O link presente no botão Descarregar.

Adicionalmente, verifique sempre se o e-mail provém de uma fonte fidedigna.

Por outro lado, um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador indica que a ligação é segura e que as informações fornecidas são privadas. No entanto, isso não garante que o serviço seja confiável - verifique sempre se o link está correto.

Use um software de antivírus ou malware como medida de segurança. Existem várias opções, como Avast, ESET, Norton, Bitdefender, entre outros.

3. Cuidado com as redes Wi-Fi

Na sua rede Wi-Fi, mude o nome (SSID) e altere a password regularmente. Opte pelo protocolo WPA2-PSK.

Além disso, tenha cuidado ao aceder a redes Wi-Fi em locais públicos. Por norma, essas redes são mais vulneráveis e podem facilitar o acesso de terceiros aos dispositivos conectados, aumentando o risco de ataques.

Exemplo disso, são redes públicas em Hotéis, Aeroportos, Cafés, etc. Ao aceder a este tipo de redes, devemos evitar consultas bancárias ou acesso a outros dados igualmente sensíveis.

4. Atualize os programas regularmente

Use sempre versões atualizadas dos programas, incluindo sistemas operativos, antivírus e browsers. Se um programa não oferece atualizações automáticas, verifique regularmente se elas existem. Através de cada atualização fica mais protegido contra ataques informáticos.

5. Ative a autenticação de dois fatores (2FA)

Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança. Esse recurso, disponibilizado por diversos prestadores de serviços online, utiliza aplicações de autenticação para acrescentar um fator extra ao processo de login.

Priscila Correia
Priscila Correia
Formada em Ciências da Comunicação, copywriter e criadora de conteúdos na Moloni.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!