Blog do Moloni

É possível recuperar um negócio depois do coronavírus? É. Veja como.

Publicado a 08-05-2020

Proposta de um conjunto de eixos de atuação para abordar a recuperação de atividade pós pandemia, com enfase no contexto operativo de cada negócio.

É Possível Recuperar um Negócio depois do Corona Vírus?

Os empreendedores e empresários enfrentam tempos difíceis. O principal desafio é criar estabilidade para um futuro incerto perante cenários que mudam dia a dia e sobre os quais é complicado desenhar estratégias e desenhar operações.

A palavra-chave a ter em conta é resiliência e apostar que as necessidades dos clientes continuarão a fazer-se sentir e a necessitar de formas de serem satisfeitas, ainda que de forma diferente consoante as áreas operativas da empresa e a natureza da produção que a empresa faz e como a põe no mercado.

As preocupações dos proprietários de negócio são várias, mas centram-se nesta altura em variáveis como as dificuldades de deslocação, na disrupção de cadeias de fornecimento, na gestão de equipas e colaboradores e no acentuado abrandamento da procura.

Os empreendedores têm que descobrir de que forma os seus produtos e serviços podem ser reposicionados ou adaptados e as suas empresas se podem flexibilizar para continuar a servir o mercado e a ter ganhos com isso.

Assim, considere - mas não se limite a eles - os princípios que se referem de seguida tendo sempre em mente a necessidade de os adaptar ao seu negócio e contexto de funcionamento particular:

  • Priorize novos canais de venda e de distribuição - A ubiquidade da internet tornou as webstores e os marketplaces comuns e de utilização cada vez mais facilitada. No entanto, estes canais de pouco servem se a empresa não passar a incorporar outros procedimentos como a definição de tempos de resposta, o desenho do sistema de transporte e entrega, etc.;
  • Refaça a sua planificação de longo prazo - Ainda que as perspetivas de curso prazo possam de momento parecer caóticas face aos cancelamentos, trabalhe para que os cancelamentos se transformem em adiamentos refazendo as suas perspectivas para quando os efeitos da pandemia deixarem de se fazer sentir ou se fizerem sentir com menos intensidade;
  • Mantenha ou aumente a flexibilidade da sua operação - Vai ser necessário fazer avaliações mais constantes da evolução do negócio e da envolvente. Os resultados desta avaliação vão ditar o equilíbrio entre as novas maneiras de fazer coisas que ter as “velhas” maneiras prontas para quando o desconfinamento for total. Se o corte na estrutura mais tradicional for demasiado, a empresa poderá não estar posicionada para aproveitar o retorno com a capitalização pós crise;
  • Reveja as suas necessidades de obtenção de financiamento externo - O sistema bancário colocou no mercado um conjunto de produtos que têm por finalidade auxiliar os empresários a ultrapassar as dificuldades de tesouraria de curto/médio prazo. A consulta de um banco, ou de vários é essencial para perceber como pode aproveitar esta e outras vantagens. 
  • Crie um plano de contingência para a próxima crise -  Por muito que o Corona Vírus pareça um evento único e irrepetível, é provável que possa haver outras emergências com capacidade disruptiva para o seu negócio. Para que os efeitos da próxima crise possam ser minimizados, sistematize em suporte duráveis todas as suas descobertas e todas as suas estratégias com que lidou com o COVID-19 para ter disponíveis quando achar necessário.

Implementar a agilidade e a flexibilidade organizacionais é um processo desafiante. No entanto as conclusões a que chegarmos no contexto atual poderão ter o condão de fortalecer o negócio para barreiras futuras melhorando agora os produtos e serviços da empresa e a forma como esta gera aceitação numa clientela também ela mais aberta à mudança, mesmo que seja forçada pelo contexto pandémico.

Moloni
Moloni
Semanalmente, criamos conteúdos que vão de encontro às suas necessidades. Seja qual for a sua atividade, disponibilizamos dicas e sugestões para impulsionar o seu negócio!
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!