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Lidar com o stress laboral - Estratégias para o empreendedor

Publicado a 24-07-2020

Aprenda a lidar com o stress do ponto de vista profissional. Veja dicas que o podem ajudar a melhorar a sua relação com o trabalho e com os outros 

Lidar com o stress laboral - Estratégias para o empreendedor

A expetativa de poder desenvolver uma atividade de que gosta, poder demonstrar as capacidades e a exclusividade do seu trabalho por conta própria e fora das regras habitualmente associadas a uma entidade patronal pode ser excitante mas simultaneamente desafiador e stressante. A previsão de longas horas de trabalho, rendimentos imprevisíveis e adaptação permanente a enquadramentos de trabalho em constante mutação podem trazer exaustão, stress, ansiedade e depressão. Isto pode ter profundos impactos na capacidade de gerir o seu negócio e a sua empresa e na forma de se relacionar com a sua família e amigos, e com os seus clientes, fornecedores e parceiros. 

O stress é uma resposta biológica a situações de pressão em que são ativadas determinadas hormonas do nosso sistema imunitário que faz aumentar o sistema de alerta para resposta ao instinto de autopreservação. Dá-se assim o aumento da pulsação, a respiração torna-se mais rápida, os músculos contraem-se e a tensão arterial aumenta. Se estas respostas fisiológicas permitem a sobrevivência face a eventos limite - acidentes, situações limite, etc.. e nestes cenários é considerado uma resposta saudável - a exposição permanente do organismo a estas respostas pode causar malefícios permanentes ou de longo prazo. A constante exposição a situações de pressão acaba por provocar a acumulação de sintomas aos quais é necessário estar atento.

Assim, mesmo que não se ache uma pessoa muito stressada, atente nestas situações:

  • Não consegue concentrar-se para trabalhar ou para apreciar informação para tomar decisões, mesmo as mais básicas, como por exemplo decidir um caminho alternativo para o local de trabalho;
  • Sente que não consegue resolver todos os problemas relacionados com a sua atividade ou que a carga de trabalho se acumula e não consegue identificar estratégias para manter o fluxo de trabalho constante;
  • Encontra-se muitas vezes em estado de fácil irritação ou com fácil expressão de outros sentimentos;
  • Evita ou procrastina tarefas quotidianas e evita situações de exposição social
  • Não consegue dormir ou sente-se constantemente cansado;
  • Sistema imunitário deficitário o que leva, por exemplo a constipações constantes;
  • Perca ou mudanças bruscas de apetite.

Caso se identifique com as situações apresentadas de uma maneira incomum ou inusitada, considere as seguintes dica para manutenção e melhoria dos seus níveis de saúde menta:

  • Pratique alguma forma de exercício físico e dê especial atenção à sua alimentação que deverá ser saudável e regular;
  • Empenhe-se noutras atividades que não só as profissionais, como por exemplo voluntariado, passatempos de grupo ou qualquer outra atividade que force o contacto com outros fora do quadro de trabalho;
  • Conheça e pratique qualquer técnica de relaxamento para os momentos que lhe pareçam avassaladores;
  • Faça uma divisão clara entre o que é período de trabalho e período de lazer e descanso;
  • Associe-se a outros profissionais do mesmo setor ou da mesma área geográfica para que possa partilhar desafios e inquietações comuns;
  • Não tente controlar tudo, aprenda a delegar ou a subcontratar serviços que lhe permitam valorizar o seu tempo em atividades mais recompensadoras;
  • Não se deixe envolver em práticas perfeccionistas e narcisísticas que apenas lhe tiram controlo de tempo para o desenvolvimento de outras atividades.
  • Aprenda a dizer que não.

Caso verifique que estas dicas não resultam, procure ajuda médica especializada.

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