Dicas & Conselhos
Mentoring e Coaching: Influenciar para crescer
Quando precisamos de ajuda na definição dos próximos passos, há processos que podem facilitar escolhas. Veja aqui como o mentoring e o coaching podem ajudar.
Como a vida, o mundo dos negócio tem por vezes momentos que podem significar desorientação, falta de envolvimento e falta de compromisso para com determinados objetivos e finalidade. Estes cenários são percebidos como situações de estagnação em que dominam as rotinas e a falta de propósitos novos que sirvam como estímulos para despertar os nossos melhores comportamentos e capacidades de performance. Para contrariar estes estados há conjuntos de técnicas e processos que nos podem ajudar a recentrar prioridades e a realinhar prioridades, o Mentoring e o Coaching. Processos diferentes, estes processos podem no entanto ser analisados em conjunto como ferramentas muito úteis para melhoria das atuações profissionais e pessoais.
Ambos os processos são dirigidos para a reavaliação de princípios e valores que as pessoas tomam como adquiridos e que muitas vezes atuam como bloqueadores para se conseguir atingir o potencial ou a performance desejada. Para ultrapassar estes bloqueios, muitas vezes enraizados nas personalidades individuais, as finalidades têm que estar sempre presentes como motivação e recompensa psicológica por tudo aquilo que se percebe como perda.
Coaching
É um processo centrado nas técnicas e não nas pessoas, em que as intervenções se baseiam na interpretação que cada pessoa faz e num conjunto de ações e tarefas direcionadas para a auto descoberta das suas capacidades, trabalhando as noções de empowerment através da noção do que se pode ou não conseguir na concretização de objetivos, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. O coach - em português treinador - auxilia o coachee - em português treinado - a fazer o percurso entre o estado em que se encontra e o estado que quer atingir. Este processo baseia-se no autodiagnóstico constante e na realização de ações, dentro de prazos previamente estabelecidos para os objetivos traçados.
Mentoring
É um processo baseado entre duas pessoas em que o mentor assume um papel de pessoa mais experiente, transmitindo a sua visão relativamente a uma determinada realidade como seja um mercado, um negócio ou outra área de atividade empresarial ou mesmo na gestão e orientação de percursos profissionais. O mentor tem como missão evidenciar as caraterísticas de carater do seu mentee, e dar-lhe uma perspetiva mais realista, de acordo com a sua experiência, nas suas aplicações pessoais e profissionais. A influência através do mentoring não se reflete só no mentee (a pessoa destinatária da experiência e dos conhecimentos), mas em todas as outras com quem esta terá relacionamento.
Assim, e tentando sintetizar ambas as noções, pode-se afirmar que no coaching o foco é conseguir atingir objetivos previamente traçados através por etapas enquanto que no mentoring o foco está na transferência experiências e conhecimentos para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Ambos os processos têm como objetivo indicar um caminho a seguir num caminho de auto superação e de conseguir colocar o melhor da pessoa e do profissional nas realidades em que se envolve.