Dicas & Conselhos
Os primeiros passos para começar a vender online
A pandemia trouxe várias mudanças importantes nos hábitos de consumo. Com a impossibilidade de comparecer presencialmente nos estabelecimentos de compra, o e-Commerce foi ganhando muita relevância.
Por este motivo, reunimos os passos mais importantes a considerar no momento da criação de um negócio online.
Design atraente
Hoje em dia é fundamental, em termos visuais, que a sua marca passe uma mensagem. A escolha de um design apelativo é necessária, pois, faz com que o cliente passe mais tempo na plataforma e, consequentemente, aumente as possibilidades de efetivar uma compra. O foco nas necessidades do utilizador converte-se em utilidade para o consumidor.
Processo de compra simples
Quando o cliente tem a intenção de comprar um produto numa loja online e é surpreso por um processo de compra complexo, aumenta a possibilidade de cancelamento da compra e a procura de uma outra alternativa mais eficaz.
Ponderar um processo de compra simples, onde os produtos são adicionados facilmente ao carrinho de compras e pagamento rápido, é um dos modelos a seguir.
Informação direta e transparente
Informar os clientes sobre todas as etapas de venda é obrigatório, quando se trata de uma loja online. Destacamos a confirmação de pagamento, que é a etapa mais importante para a transparência de venda, bem como a possibilidade de devolução do produto que pode levar o cliente, mais facilmente, a efetivar a compra. Manter um relacionamento positivo com o cliente é uma das máximas a utilizar.
Definir uma estratégia de marketing digital
Definir uma estratégia de marketing é cada vez mais uma aposta forte para o sucesso da sua loja online. Existem diversas plataformas para a promoção do seu negócio. É necessário conhecer cada uma e as suas especificidades. Contratar um profissional especializado pode ajudar a levar a sua marca mais longe e, ao mesmo tempo, captar a atenção de potenciais clientes.
Otimize a sua presença online
Para os utilizadores da web, praticamente só existe o que aparece nas pesquisas do Google. SEO significa Search Engine Optimization, um processo que garante a relevância da sua página web numa pesquisa efetuada por um utilizador. Aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa é um bom indicador para dar a sua marca a conhecer, o que se poderá traduzir em vendas.
Aposta em profissionais qualificados
É cada vez mais necessário contratar profissionais qualificados com uma visão de estratégia adaptada às necessidades do seu negócio. Para isso, é indispensável enquadrar o trabalhador no negócio, transmitir toda a informação sobre a empresa e fornecer ferramentas necessárias para adquirir competências.
Fature as suas vendas e sincronize stocks
No Moloni encontra diversos plugins gratuitos para integrar com as principais lojas online. Desde ferramentas de marketing, a meios de pagamento ou outros utilitários, estes plugins vão permitir eliminar processos repetitivos e potenciar o seu negócio.
A integração da sua loja com um programa de faturação como o Moloni, permite-lhe faturar as suas vendas e sincronizar os stocks em loja e no site sem qualquer esforço ou custo.
Conclusão
A expansão do e-Commerce faz com que, mais do que nunca, seja o momento ideal para começar a sua empresa online.
Através da conjugação destes fatores, quando bem utilizados, podem conduzir ao sucesso do seu negócio.