Dicas & Conselhos
Pagamentos com dispositivos móveis: Conheça as vantagens
Em tempos de pandemia, os pagamentos com o smartphone são uma mais-valia para compras mais rápidas e seguras. Saiba porquê.
Cada vez mais é no smartphone que concentramos um grande número de informação essencial para o nosso dia-a-dia. Para além de contactos, aceder à internet ou comprar online, também os pagamentos são uma nova possibilidade com o smartphone.
A já conhecida alteração de hábitos que se verificou durante a pandemia também abrangeu esta nova tendência - um estudo da Samsung Pay regista que nesta fase houve um aumento dos pagamentos com o smartphone.
E numa altura em que o contacto com superfícies e objetos deve ser evitado, este sistema apresenta-se como uma mais valia para compras mais cómodas e seguras.
Como efetuar pagamentos com o telemóvel?
Os pagamentos com um dispositivo móvel podem ser feitos através de diferentes tecnologias. Contactless é uma delas. Amplamente difundida nos pagamentos com cartão, esta tecnologia também pode ser usada nos smartphones.
A comunicação é feita por aproximação do dispositivo móvel ao terminal de pagamentos e alguns exemplos de serviços deste tipo são a Samsung Pay e Apple Pay.
Assim, basta instalar a app e através dela conseguirá adicionar cartões e gerir todos os pagamentos de uma forma eficiente. Mas existem outros métodos para além do contactless. A app do PayPal por exemplo, permite enviar ou receber dinheiro através da conta de e-mail.
Já em Portugal, também o serviço MB Way permite pagamentos através da leitura de um QR Code.
Efetuar pagamentos com o smartphone traz vantagens importantes
Para além da comodidade e rapidez do serviço, existem uma série de vantagens associadas, que ganham uma maior destaque nesta época pós-covid.
Algumas delas são:
- Recibos e toda a informação bancária fica concentrada num só dispositivo;
- Evita o transporte de cartões e dinheiro;
- Redução do contacto com superfícies e objetos;
- Menos tempo em filas;
- Uma melhor experiência do consumidor.
Existem riscos associados aos pagamentos com o telemóvel?
Um receio frequente nos pagamentos com o smartphone prende-se com a possibilidade de perder o dispositivo. Apesar disso, estes serviços dispõem de uma série de medidas de proteção que podem incluir várias autenticações.
No caso da Apple Pay por exemplo, se perder o seu smartphone existe uma opção para suspender esta funcionalidade bem como o uso dos cartões que estavam associados. A PayPal permite ainda contactar diretamente o serviço no caso de ter perdido o seu telemóvel.
Preocupado com a segurança dos seus dados enquanto compra online? Neste artigo reunimos alguns conselhos que deve ter em conta.