Blog do Moloni

Pagamentos com dispositivos móveis: Conheça as vantagens

Publicado a 27-07-2020

Em tempos de pandemia, os pagamentos com o smartphone são uma mais-valia para compras mais rápidas e seguras. Saiba porquê.

Pagamentos com smartphone

Cada vez mais é no smartphone que concentramos um grande número de informação essencial para o nosso dia-a-dia. Para além de contactos, aceder à internet ou comprar online, também os pagamentos são uma nova possibilidade com o smartphone.

A já conhecida alteração de hábitos que se verificou durante a pandemia também abrangeu esta nova tendência - um estudo da Samsung Pay regista que nesta fase houve um aumento dos pagamentos com o smartphone.

E numa altura em que o contacto com superfícies e objetos deve ser evitado, este sistema apresenta-se como uma mais valia para compras mais cómodas e seguras.

Como efetuar pagamentos com o telemóvel?

Os pagamentos com um dispositivo móvel podem ser feitos através de diferentes tecnologias. Contactless é uma delas. Amplamente difundida nos pagamentos com cartão, esta tecnologia também pode ser usada nos smartphones. 

A comunicação é feita por aproximação do dispositivo móvel ao terminal de pagamentos e alguns exemplos de serviços deste tipo são a Samsung Pay e Apple Pay.

Assim, basta instalar a app e através dela conseguirá adicionar cartões e gerir todos os pagamentos de uma forma eficiente. Mas existem outros métodos para além do contactless. A app do PayPal por exemplo, permite enviar ou receber dinheiro através da conta de e-mail.

Já em Portugal, também o serviço MB Way permite pagamentos através da leitura de um QR Code.

Efetuar pagamentos com o smartphone traz vantagens importantes

Para além da comodidade e rapidez do serviço, existem uma série de vantagens associadas, que ganham uma maior destaque nesta época pós-covid.

Algumas delas são:

  • Recibos e toda a informação bancária fica concentrada num só dispositivo;
  • Evita o transporte de cartões e dinheiro;
  • Redução do contacto com superfícies e objetos;
  • Menos tempo em filas;
  • Uma melhor experiência do consumidor.

Existem riscos associados aos pagamentos com o telemóvel?

Um receio frequente nos pagamentos com o smartphone prende-se com a possibilidade de perder o dispositivo. Apesar disso, estes serviços dispõem de uma série de medidas de proteção que podem incluir várias autenticações.

No caso da Apple Pay por exemplo, se perder o seu smartphone existe uma opção para suspender esta funcionalidade bem como o uso dos cartões que estavam associados. A PayPal permite ainda contactar diretamente o serviço no caso de ter perdido o seu telemóvel.

Preocupado com a segurança dos seus dados enquanto compra online? Neste artigo reunimos alguns conselhos que deve ter em conta.

Moloni
Moloni
Semanalmente, criamos conteúdos que vão de encontro às suas necessidades. Seja qual for a sua atividade, disponibilizamos dicas e sugestões para impulsionar o seu negócio!
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!