Dicas & Conselhos
Planos de Desastre e Recuperação - Como criar?
Incidentes inesperados podem afetar de forma marcante os negócios e a rotina das empresas. Como minimizar os efeitos destas situações?
Ainda que as competências dos promotores/ empreendedores sejam, obviamente, um fator preponderante, nunca serão suficientes para lidar todas as circunstâncias para lá do nosso controlo e que possam afetar a nossa atividade.
Ninguém gosta de pensar em incêndios, inundações e outros desastres em larga escala e, felizmente, estes eventos são raros mas desastres mais pequenos como falhas informáticas ou falhas de energia, podem criar o caos em negócios pequenos.
Para minimizar os efeitos destas falhas, uma empresa, por muito pequena que seja, deverá preparar-se para o pior, sendo que esta preparação deverá ser avaliada caso a caso.
No entanto, poderá ser apresentado um conjunto de dicas e linhas orientadoras como as que se seguem:
- Reveja as suas apólices de seguros - É aconselhável que o empreendedor contrate apólices de seguros com cobertura instalações e equipamentos. No entanto, poderá ser também compensatório a contratação de seguros de perda de rendimentos e interrupção temporária de atividade;
- Faça um backup de todos os dados críticos da sua empresa e mantenha-o em instalações diferentes daquelas em que normalmente exerce a sua atividade. Nestes dados deverá considerar os dados de colaboradores, listas de clientes, fórmulas de produção e imobilizado de bens e mercadorias.
- Desenvolver planos de contingências - Nomeadamente no que diz respeito à seleção de fornecedores alternativos. Deverá ser feita uma lista de fornecedores ou vendedores alternativos para o caso de os primeiros terem algum tipo de falha de serviço ou de produtos.
Considere também outros locais físicos em que o seu negócio possa continuar a operar.
Comunique todas as alterações que possa ter que implementar aos seus colaboradores, para o que deverá ter uma lista de contactos de emergência de todos.