Dicas & Conselhos
Saiba o que é o Leasing e como funciona
Procura financiamento para o seu negócio? Já ouviu falar no conceito de Leasing? Saiba como funciona e conheça as vantagens e desvantagens.
O que é?
O Leasing é um tipo de financiamento destinado tanto a particulares como a empresas, formalizado através de um contrato de locação financeira.
No caso dos particulares, é um conceito mais familiar quando falamos em aquisição automóvel mas no caso das empresas é comum recorrer a este tipo de financiamento para aquisição de equipamentos e até mesmo de instalações.
A Quem Se Destina o Leasing?
- Empresas;
- Empresários em nome individual;
- Profissionais liberais;
- Particulares.
Como funciona?
Ao contrair um empréstimo através desta modalidade, o locador (empresa à qual contrai o leasing), vai-lhe ceder a si na qualidade de cliente (locatário), a utilização de um determinado bem móvel ou imóvel mediante o pagamento de uma renda.
Este deverá assegurar num determinado prazo temporal, sendo que no final do contrato poderá ter uma opção de compra do bem mediante o pagamento de um valor residual.
Caso não pretenda ficar com o bem, pode simplesmente devolvê-lo ao locador financeiro e não exercer a opção de compra.
Quais as vantagens do Leasing?
- Pode contrair financiamento a 100% do bem que pretende adquirir, estando já incluídos todos os encargos legais;
- Benefícios fiscais no caso das empresas;
- Imposto selo isento na comissão de abertura e juros do contrato;
- Condições de juros mais atrativas;
- Contratação e resposta mais célere;
- Pode optar por comprar o bem no final do contrato.
Quais as desvantagens do Leasing?
- Enquanto não finalizar o financiamento e liquidar as suas responsabilidades, não terá o direito de propriedade sobre o bem;
- Caso opte por um leasing auto, necessita de subscrever um seguro contra danos próprios;
- Se pretender terminar o contrato antecipadamente, poderá implicar comissões mais altas do que outro tipo de financiamentos.
Como é formalizado o contrato?
Quando contrai financiamento por via de um contrato de locação financeira, terá que existir um documento particular que é firmado entre todas as partes envolvidas.
Caso esteja a adquirir um imóvel, será sempre necessário o reconhecimento notarial presencial das assinaturas, bem como terá que ser inscrito na conservatória do registo predial, onde a locadora fica identificada como proprietária do bem e o cliente como seu locatário.