Dicas & Conselhos
Teletrabalho - Às vezes moda, outras vezes necessidade
Recentemente, o teletrabalho tem-se assumido como uma alternativa para as empresas prevenirem os efeitos do COVID-19. Saiba mais sobre este assunto.
O surto de COVID-19 enfatizou o teletrabalho como opção para a manutenção dos níveis de produtividade atuando assim de forma a quebrar as linhas de transmissão de vírus.
No entanto, esta é uma forma de trabalho há muito adotada por muitos profissionais e empresas pelos mais diversos motivos, entre os quais se destacam a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar e a diminuição dos custos fixos da empresa, nomeadamente pela redução de infra estruturas.
As áreas de trabalho que melhor se podem adaptar a modalidades de teletrabalho são as vendas e marketing, os serviços de apoio a cliente, os cuidados de saúde, as áreas de tecnologia de informação e comunicação, a educação e formação e a gestão.
Os recursos à disposição dos teletrabalhadores são cada vez mais vastos, desde o software colaborativo às ligações à internet de banda larga e tarifa plana que permitem, praticamente em qualquer lugar, participar em reuniões, colaborar na criação de documentos, aceder ao correio ou a outras aplicações através de ligações privadas ou outro tipo de ligações encriptadas.
Deixamos um conjunto de práticas que o poderão ajudar a ser bem sucedido na prática do teletrabalho:
- Experimente novas plataformas de instant messaging e de reuniões online. este tipo de ferramentas permite que as reuniões sejam mais dirigidas e afastam distrações. Plataformas como o Skype, o Slack ou o IM do Workplace permitem não só a comunicação como também a construção de novas relações de confiança pela participação em salas de chat dedicadas a coisas divertidas e estranhas;
- Micro planeie o seu sítio de trabalho, já que são muitas as variáveis que podem influir na qualidade do trabalho: ter um espaço de trabalho bonito, com boa iluminação e temperatura. Deverá ter também tudo o que necessita à realização das tarefas para evitar constantes interrupções;
- Faça contacto com a sua organização várias vezes ao dia. Interaja digitalmente com colegas e supervisores;
- Desenvolva novas técnicas de organização e reporting já que a entrega do seu trabalho será feita de forma diferente assim como a respetiva avaliação.
- Aproveite a flexibilidade e ausência de horários rígidos para ter "Quick Wins" como ir ao supermercado fora das horas de maior afluência, poder fugir às filas de trânsito, etc...