Dicas & Conselhos
Teletrabalho e telescola - Quem disse que ficar em casa era fácil?
Como conciliar o teletrabalho e a telescola num cenário de transformação digital. Confira aqui algumas estratégias que o poderão ajudar a ajustar-se.
2020 vai ficar marcado por um conjunto de fatores, tendências e tarefas quase todas elas despoletadas pela COVID-19. Uma delas foi o acelerar de uma tendência que se vinha a pouco e pouco tornando mais presente, a Transformação Digital. Com mais ou menos virtualização, e com uma maior ou menor partilha colaborativa, os ambientes de trabalho e aprendizagem mudaram-se para dentro de casa obrigando a uma conciliação de horários e recursos que pode ter apanhado os mais incautos desprevenidos apresentado um volume que, à primeira vista parece impossível de dominar.
Numa situação de disrupção como a que estamos a atravessar, as empresas e as pessoas têm que se reinventar (ou não fosse a necessidade a mãe de todas as invenções). Enquanto que a virtualização do trabalho e da escola estão no caminho do sucesso, muito à conta das ferramentas digitais de gestão, como o Moloni, de produtividade como o Google Suite ou o Office 365 ou de reunião como o Teams, o Skype ou o Zoom, é na conciliação de horários e recursos que reside o segredo do sucesso.
Trabalhar a partir de casa naquela “ponte” entre o feriado e o fim de semana ou naqueles 3 dias enquanto avaliamos se a constipação é daquelas que passa com os remédios de casa ou se temos que ir médico, é uma coisa, no entanto, colocar um intervalo de tempo de semanas que se poderá transformar em meses, com filhos a partilhar horários e tecnologias, é outra. Por outro lado, estudar em casa, fazer trabalhos e ter os pais e como amigos de brincadeira, também pode ser muito engraçado ao fim de semana, mas, ao fim de algumas semanas é também uma situação que passa a ser sensível.
No entanto, pode ser feito. Há um conjunto de técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para potenciarem os resultados pretendidos, quer no trabalho, quer no estudo. Confira as que melhor se adaptam ao seu caso em particular:
- Crie uma clara distinção entre tempo de brincar e tempo de trabalhar ou estudar - A definição de tempos permite a cada um saber com o que pode contar dos outros. Se os mais novos estiverem conscientes dos horários de trabalho e dos prazos de entrega de trabalho dos pais, poderão aproveitar o mesmo tempo para realizarem tarefas próprias, já que os companheiros de brincadeira não estão disponíveis;
- Estabeleça espaços para trabalhos em conjunto e para trabalhos separados - A realização de reuniões de equipas ou com clientes, não se compadecem com uma explicação de frações ou do Estado Novo que esteja a ser feita pelo professor, devendo assim ser encontrados que permitam a realização de contactos privados por todos. Fora a realização de contactos, a partilha de espaço de trabalho poderá até vantajosa, no que diz respeito à troca de ideias e estabelecimento de um ambiente criativo. A lavandaria, o quarto dos brinquedos e outros espaços mais utilitários poderão ser considerados;
- Dar especial atenção à tecnologia - Ter um computador disponível para todos pode não ser solução, especialmente em agregados com várias crianças a necessitarem deste tipo de ferramentas. Assim, deverão ser levados em linha de conta outros terminais como é o caso dos smartphones e dos tablets, para os quais há versões dedicadas dos softwares em utilização. Há também muitas ofertas no mercado especialmente formatadas para esta nova realidade que podem ser atrativas mesmo que a aquisição se faça através de crédito, também ele, muitas vezes, bonificado. Recupere equipamentos mais antigos, que para a instalação das aplicações requeridas são, muitas vezes suficientes.
- Encontrar os recursos online necessários - e, se possível, gratuítos já que a redução de custos fixos das empresas é uma das vantagens apresentadas do teletrabalho.
Em resumo, a combinação do estudo e do trabalho em casa é possível desde que todos estejam atentos às realidades e aos papéis que os outros estão a desempenhar. Perspetiva-se ainda que, com o desenrolar das várias tarefas que se criem rotinas de entendimento e que os vários desempenhos fiquem facilitados.