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Tendências de mercado ou Manias - siga apenas o que interessa!

Publicado a 25-09-2020

Quais os novos produtos e serviços que vingarão no mercado? Em que novidades vale a pena apostar e quais deverão ser descartadas? Veja aqui como decidir que apostas deve fazer no seu negócio.

Tendencias de mercado - Imagem Blog

Tendências ou manias? O mercado de grande consumo tem assistido na últimas décadas a um encurtar sistemático dos tempos de desenvolvimento de novos produtos e serviços em consequência das necessidades detetadas no mercado. Coleções de roupa, propostas musicais, dietas, benefícios e desvantagens de meios de transporte e programas de exercício são tão voláteis quanto a analogia do ovo que passou em pouco anos de um perigo alimentar para uma das maravilhas da pirâmide alimentar. Um dos desafios dos empreendedores e dos gestores é saber distinguir as tendências de consumo de manias para que os investimentos originem rendimentos mais significativos e durante um período de tempo mais prolongado.

As manias são preferências de muito curto prazo, definindo-se como alterações repentinas nos mercados de consumo ou gostos que se materializam de forma momentânea mas que não criam mudanças sustentadas nos hábitos dos consumidores em geral ou, pelo menos, de um segmento de consumidores em particular. Trata-se de produtos que geram interesse momentâneo de compras emotivas, sem qualquer justificação racional e cujo ciclo de vida rápido cresce e diminui com o mesmo rácio de proporcionalidade. Produtos novos, marketing de massas ou pressão de pares são as principais causas das manias que os anglófilos designam de “fads”.

As tendências “trends”, por seu lado, têm um carater mais duradouro no tempo, já que influenciam as formas de consumo e os comportamentos das pessoas que os escolhem. As tendências podem evoluir no tempo ou por setores sociais pelo que pode significar a tendências de aquisição de determinados produtos por família, ou de pessoas que tendem a valorizar as atualizações de um determinado produto ou serviço, por exemplo. É também possível acompanhar um determinado interesse de mercado e vê-lo evoluir de uma mania para uma tendência até ser uma área de negócio em que se aconselhe investimento e este investimento seja feito de forma sustentada por um cluster de empresas.

Assim, para distinguir uma tendência de uma mania, considere os seguintes pontos de reflexão:

  • O interesse detetado tem probabilidades de se manter ao longo do tempo, mudando comportamentos de conjuntos significativos de consumidores e podendo ser base para aparecimento de novas necessidades e de produtos complementares que as satisfaçam?
  • Tem possibilidade de apontar um historial racional a um determinado aumento de compras ou será um acontecimento meramente emotivo sem qualquer outra justificação ou enquadramento que se lhe possa apontar?
  • Ainda que seja notado pela novidade, tem algum carater utilitário que possa ser evidenciado depois da novidade passar?

A resposta a estas perguntas facilita a identificação das manias e das tendências e as consequentes decisões de gestão que lhe poderão ser aplicadas. Em cenário de pandemia, são muitas as empresas e empreendedores que procuram novos produtos para o lançamento de novas aproximações de mercado e para as quais estas distinções se revela da maior importância.

Depois desta distinção, interessa saber reconhecer as tendências para fazer as apostas corretas em mercados cada vez mais volátil.

Assim, para se tornar num identificador de tendências, há um conjunto de operações/ações nas quais deverá capacitar-se para chegar mais cedo do que a concorrência às opções que interessam:

  • Faça constantes análises ao mercado: Estabeleça paralelos sobre publicações em vários canais (mass media, redes sociais, estatísticas oficiais) que permitam apontar com alguma segurança o caminho da próxima inovação. Caso consiga operacionalizar antes de todos os outros a monetização de uma tendência terá resultados significativamente superiores e obrigará os seus concorrentes a utilizarem estratégias de seguidismo ou estratégias “me too”;
  • Planifique variações: Caso não seja o primeiro a chegar à inovação, usar variações pode ser igualmente bom ou até melhor, numa perspectiva de poder aperfeiçoar o produto original de uma forma que vá mais ao encontro das preferências do mercado; 
  • Estude a direção contrária: Não se trata de fazer tudo e o seu contrário. No entanto, estudando em pormenor o ciclo de vida de determinados produtos, poderão ser obtidas pistas sobre a saturação de um mercado e qual a estratégia a adotar. Se um determinado tipo de dieta for dominante num determinado momento, por que não preparar já a próxima tendência assumindo que a mesma estará na direção contrária?
  • Confie no seu instinto: É o que vai fazer a coisa funcionar. Quando todas as planificações tiverem sido cumpridas e mesmo assim for necessário fazer afinações ou forem as micro decisões a ditarem o sucesso ou o fracasso da iniciativa é o seu instinto que lhe vai dizer o que fazer e como fazê-lo.
  • Experiencie tudo: Visite os mercados em que os produtos e serviços são usados. Veja o que os utilizadores dizem e quais as expetativas que não foram cumpridas. Quantifique essas expetativas em termos de custo benefício e veja se vale a pena apostar.

Distinguir manias de tendências pode não ser fácil, já que as caraterísticas de uns se podem sobrepor às caraterísticas de outros. Manias podem desencadear tendências e tendências podem desencadear manias. Os comportamentos tornam-se duradouros dia a dia com o teste do tempo e com o comportamento assumido por cada cliente. Descubra o seu sítio e aposte!

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