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A Responsabilidade Social nas Pequenas e Médias Empresas (PME)

Publicado a 17-04-2020

O que uma empresa se propõe fazer para ajudar a comunidade em que está inserida pode fazer toda a diferença. Veja aqui alguns exemplos de atividades.

Saiba mais sobre a responsabilidade social das PME

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), sendo um conceito ainda em evolução, pode ser identificada quando uma empresa adota ações que vão para além das definidas por via legislativa, quando essas ações estão estritamente relacionadas com o desenvolvimento sustentável, isto é, quando as empresas avaliam as suas operações à luz do impacto económico, social e ambiental que as mesmas provocam e, por fim, que as medidas tomadas não podem ser opcionais e pontuais mas têm que incluir uma perspetiva holística da gestão da empresa de uma forma continuada.

Assim, podemos dizer que a RSE existe quando as empresas, ao gerirem as suas atividades, integram as preocupações, os interesses e os benefícios dos stakeholders - todas as partes interessadas na atividade da empresa - e atuam em conformidade, desenvolvendo uma ação pro ativa para a melhoria das condições existentes numa lógica de promoção do desenvolvimento sustentável da envolvente.

No entanto, é em épocas de crise que as políticas de responsabilidade empresarial adquirem maior visibilidade, já que se traduzem em medidas concretas de de intervenção em cenários de vulnerabilidade manifesta. São muitas as medidas que podem ser implementadas/adotadas dependendo de cada empresa, setor de atividade e cenário geográfico de instalação da empresa. As atividades a desenvolver deverão ser enquadradas face aos públicos abrangidos, aos recursos envolvidos e a aos resultados a obter mesmo que estes sejam intangíveis.

Assim, podem ser apresentadas como práticas de RSE:

  • Conciliação entre a Vida Profissional e Pessoal;
  • Igualdade de Oportunidades e Diversidade;
  • Reconhecimento e Recompensa;
  • Emprego Sénior;
  • Programas ocupacionais para aposentados;
  • Empréstimos em condições mais favoráveis do que as obtidas em mercado concorrencial;
  • Formação Profissional e Desenvolvimento de Carreiras;
  • Serviços de Saúde;
  • Patrocínios e Donativos; 
  • Parcerias e Cooperação com Instituições.

A auto regulação das empresas na prossecução destes princípios e atividades é uma tendência que comprovadamente gera valor apercebido interna e externamente melhora as condições gerais de funcionamento da empresa e a aceitação que esta tem no mercado.

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