Blog do Moloni

As Leis da Oferta e da Procura

Publicado a 15-04-2020

Breve abordagem aos mecanismos de funcionamento de mercado pela sintetização dos princípios de correcção de desequilíbrios e determinação das leis que os regem.

Lei da Procura e Oferta

Nos sistemas de economia de mercado, cabe aos empresários a iniciativa de funcionamento da economia, para o que elaboram os seus próprios planos de operação. É neste contexto que abordamos os mecanismos de mercado como forma de funcionamento equilibrado da produção global de bens e serviços, da repartição dos rendimentos e das preferências de consumo.

Estes mecanismos de mercado e todos os princípios que lhe estão subjacentes fazem parte integrante do risco que os empresários suportam na colocação dos seus produtos ou serviços no mercado onde um fator crucial de avaliação é o preço, já que é o preço de determina os bens e serviços a produzir e, em grande parte, os que vão ser comprados.

Efetivamente, as atitudes dos agentes económicos assentam em motivações pessoais - a maximização do lucro para os produtores e a maximização da satisfação das necessidades para os consumidores. Este conflito de interesses é mediado pelo preço que se estabelece no mercado para cada bem ou para cada serviço.

Se tomarmos como exemplo uma situação de equilíbrio, isto é, uma situação em que toda a oferta de qualquer bem ou serviço tem um comprador e, inversamente, toda a procura de qualquer bem ou serviço é satisfeita pela respetiva oferta, caso esta situação se altere, o mercado conduzirá a uma nova situação de equilíbrio, através de sucessivas correções de acordo com os seguintes princípios:

  • O aumento das quantidades procuradas de qualquer bem ou serviço conduz a uma situação de desequilíbrio, resultante de um excesso de procura relativamente à oferta;
  • Na etapa seguinte, os produtores aumentam os preços desse mesmo bem ou serviço uma vez que, a curto prazo não há capacidade instalada que permita uma maior produção, o que, para corresponder ao desejo dos consumidores levará a que se esgotem rapidamente. Este aumento de preço para os bens em stock produzidos anteriormente vai levar a um aumento da margem de lucro relativamente períodos homólogos anteriores;
  • Numa perspetiva de aumento de lucros, os produtores aumentam as quantidades produzidas, mobilizando mais recursos para esse aumento de produção e aparecendo novos concorrentes de produtos e serviços similares. Num horizonte de médio prazo, a maior quantidade de bens agora existente irá satisfazer o aumento verificado na procura e contrariar o aumento verificado nos preços;
  • Uma vez que os empresários têm capacidade para suportar algum risco e minimizá-lo através de estratégias de marketing e outras ações no mercado, a nova capacidade de produção tende sempre a ficar acima da procura para os tais bens ou serviços, o que faz com que as estratégias concorrenciais sejam mais e mais aguerridas. No entanto, e, inevitavelmente, a produção tenderá a acomular-se em stocks, o que, para que sejam mais facilmente colocados no mercado, verão os seus preços baixados pelos produtores;
  • A baixa dos preços tem como consequência a redução dos lucros anteriormente conseguidos pelos produtores. Esta diminuição acarretará uma quebra na produção o que originará a diminuição das quantidades produzidas assim como a transferência de capitais e outros recursos para outras atividades que se revelem mais lucrativas.

Assim se consegue reajustar a oferta de bens e serviços à respetiva procura, pela fixação de um novo preço de equilíbrio, necessariamente provisório, resultante da concorrência que se verificou entre produtores. 

Demonstra-se assim que a procura de bens e serviços que regula (evidentemente em teoria abstrata) a atividade económica, podendo assim ser deduzidas as Leis da Oferta e da Procura:

  • Lei da Oferta - As variações da quantidade oferecida de um bem são diretamente proporcionais às variações do preço desse bem ou serviço;
  • Lei da Procura - As variações da quantidade procurada de um bem são inversamente proporcionais às variações do preço desse bem ou serviço.

O cruzamento das representações gráficas da oferta e da procura representa o ponto de equilíbrio do mercado, isto é, o ponto que corresponde ao binómio preço/quantidade que (em teoria) torna a quantidade oferecida igual à quantidade procurada de determinado bem ou serviço.

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