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Assistente Virtual - o que é?
Embora muitos já tenham ouvido falar, ainda existem dúvidas sobre a sua função. Saiba o que faz um assistente virtual e porque esta é uma profissão do futuro.
Com muitas empresas a levarem os seus negócios para o digital, o conceito de assistente virtual tem ganho cada vez mais reconhecimento. O seu trabalho consiste numa pessoa que dá suporte às empresas de forma remota. Embora este faça lembrar uma secretária tradicional, aqui as tarefas são capazes de abranger diferentes áreas.
Desde o design, passando pela informática, tradução ou gestão, os campos de atuação de um assistente virtual variam conforme as necessidades da empresa e as competências do profissional. Por outro lado, o seu trabalho assemelha-se ao de um trabalhador independente que presta serviços a diferentes clientes.
Com a pandemia, em que mais empresas passaram a recorrer ao teletrabalho, é provável que muitos negócios vejam nesta profissão uma solução para o aumento da produtividade.
Assistente virtual - quais as vantagens?
As operações de qualquer negócio passam cada vez mais pelo uso da tecnologia. Seja o envio de emails, atualização do site ou a gestão de comentários nas redes sociais, há uma série de tarefas que exigem resposta por parte de colaboradores qualificados.
Contratar os serviços de um assistente virtual, permite agilizar tarefas mais mecânicas e repetitivas, libertando os colaboradores para atividades mais exigentes. Para além disso, poupa alguns custos, já que não é necessário um espaço físico para o trabalhador nem um salário mensal.
Por outro lado, o assistente virtual tem a vantagem de conseguir gerir o tempo da forma que achar mais conveniente. Como o trabalho é remoto, é possível ajustar o horário à sua medida, negociar prazos de entrega e conciliar a sua profissão com outras atividades.
Desta forma, algumas das tarefas associadas são:
- Pesquisas na internet;
- Revisão de textos;
- Gestão de conteúdos;
- Moderação de comentários nas redes sociais;
- Tradução;
- Manutenção de um site;
- Edição de imagem ou vídeo;
- Agendamento de reuniões;
- Contactos com os clientes;
- Planeamento de atividades.