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Como adaptar novos colaboradores ao trabalho remoto durante a pandemia?

Publicado a 11-05-2020

Mediante o contexto de COVID-19 em que muitas empresas se encontram em trabalho remoto, como contratar novos elementos para a equipa?

Como adaptar novos colaboradores ao trabalho remoto durante a pandemia?

Face à situação atual, é essencial para as empresas adaptarem os seus métodos de trabalho.

Em tempos de alguma incerteza relativamente à evolução da pandemia nos próximos meses, e pela própria recomendação do governo, o trabalho à distância tornou-se uma nova realidade. Esta apresenta-se agora como a solução ideal para muitas empresas continuarem a sua atividade e manterem o contacto com a sua equipa. 

Por isso, o teletrabalho não pode ser visto como um obstáculo para contratar novos colaboradores. Aliás, numa época em que uso da internet e compras online são uma tendência, poderão haver até serviços que necessitem de reforçar as suas equipas.

Contudo, como adaptar a contratação de colaboradores ao trabalho remoto?

Embora pareça uma dificuldade, o certo é que esta era já uma realidade presente antes da pandemia. Existem muitas empresas a operar desta forma e a contar com trabalhadores até em diferentes países.  Depois, esta pode ser mais uma oportunidade para o colaborador demonstrar a sua capacidade de adaptação a novos desafios.

Conheça algumas dicas sobre adaptar colaboradores em trabalho remoto:

1 - Estabeleça os canais de comunicação

É essencial estabelecer canais de comunicação que devem ser usados para monitorizar o novo colaborador bem como o resto da sua equipa à distância.

No Moloni, toda a nossa equipa está em teletrabalho e desde o início da pandemia são ferramentas como o Slack e Google Hangouts que possibilitam a nossa comunicação. Para além de mensagens escritas, é ainda possível áudio ou vídeo para facilitar o contacto.

2 - Tenha atenção à logística

O novo elemento tem à sua disposição o material necessário para o desempenho das tarefas? Existe acesso a computador, internet ou telefone?

Antecipe os problemas: estabeleça um plano para eventuais falhas na rede ou avaria em algum equipamento. Teste os dispositivos antes das primeiras reuniões de forma a não atrasar o calendário das reuniões.

3 - Defina reuniões com frequência

No Moloni realizamos reuniões por videoconferência com regularidade. É criada uma agenda com os assuntos a serem discutidos e partilhada com os elementos intervenientes de forma a facilitar um ponto da situação.

Desta forma, as reuniões permitem não só manter uma comunicação constante com um novo membro, como também compensar a falta de contacto pessoal e contribuir para sua integração na cultura da empresa.

4 - Apresente a cultura da empresa

Para facilitar a sua integração, é importante apresentar todos os membros da equipa e dar a conhecer as funções cada um, facilitando o contacto em caso de dúvidas. 

Crie condições para que este possa experimentar os produtos ou os serviços da empresa de forma a perceber os valores e a missão da companhia.

Finalmente, contratar um colaborador em trabalho remoto permite focar-se mais no seu talento e qualificação sem se preocupar com a sua localização geográfica. Depois, numa época em que o confinamento fez disparar os negócios da internet, esta representa uma oportunidade para reforçar a presença online da sua empresa!

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