Gerir Empresas
Criatividade e Inovação - Saiba como Distingui-las e o que Fazer com Elas
Abordagem aos conceitos de inovação e criatividade como forma de gerar valor para negócios. Definição de algumas técnicas para despoletar ideias.
A Criatividade e a Inovação são dois conceitos muito relacionados com o processo de empreendedorismo, já que é a sua aplicação que potencia a criação de novas atividades e a criação de novos negócios. No entanto, trata-se de conceitos diferentes e cujo conhecimento consideramos valer a pena aprofundar um pouco. Ainda que muitos empreendedores possam ser criativos e inovadores, poucos serão os que sabem definir essas técnicas na sua ação quotidiana para a potenciarem e dela tirarem mais e melhores resultados.
No relacionamento entre os dois conceitos, podemos apresentar a Criatividade como o potencial de criar novas ideias, ou seja, um momento em que se faz a recolha de ideias através da observação direta, da meditação, da troca de ideias com outras pessoas, etc.. para que depois se dê a introdução de mudanças em sistemas estáveis, ou seja, a Inovação como aplicação de resultados que se poderão medir em qualquer coisa novo, mais bonito, mais rápido ou de menores custos. Ambos os conceitos poderão ser assim definidos:
Criatividade - Experimentação e reflexão que ajudam a gerar e desenvolver ideias;
Inovação - Aplicação prática das ideias geradas para contribuir, de forma eficiente para o sucesso empresarial;
Por outro lado e correlacionando ambas as variáveis, podemos obter uma ajuda na escolha das inovações em que vale a pena investir. Assim, num cenário de que ambas as variáveis poderão ser consideradas como tendo três níveis (baixo, médio e alto), as ações que sejam inovadoras e criativas num nível alto deverão ser dotadas de recursos para implementação. As ações que sejam inovadoras de nível médio e criativas de nível alto ou vice versa deverão ser alvo de aprofundamento e desenvolvimento antes de passarem à fase de implementação. As ações que não atingirem, pelo menos, o nível médio numa das variáveis, não deverão ser consideradas.
A resolução de problemas, ou o suprimento de necessidades é um terreno fértil para a aplicação dos conceitos de inovação e de criatividade. Podem ser utilizadas várias técnicas para iniciar o processo, mas o desfecho está intimamente ligado com as pessoas intervenientes e com os contextos organizacionais de implementação. Para gerar ideias poderão ser consideradas as seguintes 4 técnicas num universo de muitas mais que poderão ser consideradas relevantes:
- Brainstorming - Nesta técnica, gera-se um grande número de ideias para solução de um determinado problema. Todos os intervenientes deverão expor as suas ideias sem que seja tomado qualquer juízo de valor sobre elas. O fator que deverá ser valorizado é o número de ideias obtido para combinação e filtragem posterior;
- Storyboarding - Esta técnica pode ser aplicada aos mais diversos processos criativos sendo famosa por permitir a representação gráfica de ideias recolhidas durante a fase de pesquisa. Geralmente é usada num quadro vazio e podem ser usadas ajudas visuais como imagens, desenhos e quaisquer outros elementos que se considerem pertinentes;
- Visualização - Esta técnica tem sucesso quando se faz uma interrupção no problema a ser tratado, mudando para um assunto completamente diferente. No entanto, o subconsciente continua a apresentar soluções para o problema ou necessidade originais que, quando surgem, deverão ser sistematicamente registas para filtragem posterior;
- Sonhar acordado - é uma das melhores formas para despoletar novas ideias já que são retiradas inibições e assumido um resultado final agradável para encorpar o conceito de sonho. Permite o estabelecimento de uma relação com o problema, e assumindo o resultado como emocionalmente pessoal;
Com maior superficialidade ou profundidade, consciência ou inconsciência, a percepção das estratégias de criação e inovação assumem um papel essencial no empreendedorismo já que é a colocação no mercado das inovações que tem a potencialidade de se transformar em negócios bem sucedidos.