Blog do Moloni

Documentos contabilísticos: Como Ler e Interpretar um Balanço

Publicado a 20-04-2020

Breve abordagem à definição de Balanço, dos seus elementos constituintes e às informações que podem ser obtidas deste documento. 

Documentos Contabilísticos

Um Balanço pode ser caracterizado como um sumário dos equilíbrios financeiros de uma empresa. Nele se pode avaliar o estado da empresa pela perceção de direitos, obrigações e património, que correspondem às três classificações essenciais do documento: o Ativo, o Passivo e o Capital Próprio.

Apresentamos assim uma breve definição de cada um destes elementos:

  • Ativo - corresponde a tudo aquilo que a empresa tem e pode ser convertido para dinheiro como numerário, depósitos bancários, créditos sobre clientes, mercadorias, instalações próprias, objetos de investimento como arte e outros. Além dos bens tangíveis referidos, no ativo também poderão ser incluídos bens não tangíveis como é o caso de direitos de marcas, patentes e direitos de autor;
  • Passivo - é o conjunto de obrigações que se pode classificar como o dinheiro que a empresa deve e onde podem ser incluídos empréstimos, pagamentos a fornecedores, ao Estado. O Passivo é por vezes dividido entre obrigações correntes, onde se incluem as obrigações a liquidar a curto/médio prazo (geralmente até um ano) e as obrigações de longo prazo (aquelas que se vencem a mais de um ano).
  • Capitais Próprios - É o capital correspondente ao sócios/proprietários. Nele se incluem os investimentos iniciais e aumentos de capital, acrescidos eventuais lucros ou prejuízos

Estas três classificações poderão ser relacionadas pela seguinte expressão: 

 

Ativo = Passivo + Capital Próprio

 

Se relacionarmos o Ativo de curto prazo (também chamado de circulante) com o Passivo de curto prazo e verificar-se que um primeiro suplanta o segundo, podemos dizer que a empresa tem capacidade para satisfazer os seus compromissos de curto prazo; se por outro lado, verificarmos o segundo superior ao primeiro, muito possivelmente a empresa terá de socorrer-se de empréstimos ou de renegociar novos prazos de pagamento com os seus credores.

Do Balanço poderão ainda ser retiradas outras informações fundamentais:

  • Capital Próprio - É obtido pela comparação entre o Ativo e o Passivo;
  • A evidenciação de lucros ou prejuízos - Ainda que o Balanço seja uma análise estática num determinado momento e não reflita a evolução durante um período de tempo, a análise do seu equilíbrio permite definir essa tendência. Assim, se o passivo e o ativo estiverem em equilíbrio, a empresa estará num ponto neutro, por outro lado, podemos denotar uma tendência de lucro quanto maior for o desequilíbrio a favor do Ativo e uma tendência de prejuízo quanto maior for o desequilíbrio a favor do Passivo.

As empresas deverão ser acesso frequente a este documento para saberem em cada momento a sua situação e facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores sobre as operações de curto/médio prazo.

Moloni
Moloni
Semanalmente, criamos conteúdos que vão de encontro às suas necessidades. Seja qual for a sua atividade, disponibilizamos dicas e sugestões para impulsionar o seu negócio!
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!