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e-Commerce: Guia para o sucesso do negócio no mundo digital
Em tempos de pandemia, o ecommerce pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Descubra todos os passos para criar uma loja online de sucesso.
A pandemia trouxe um maior destaque ao comércio eletrónico. O perigo de contacto com objetos e o confinamento que marcou os últimos meses de muitos países da Europa mudou o paradigma na forma como fazemos compras.
O e-commerce foi assim fundamental para garantir o consumo, mas também compras mais seguras. Por outro lado, permitiu que muitos negócios pudessem continuar a manter a sua atividade e a escoar os seus produtos.
Não admira assim que muitos negócios estejam agora a tratar da sua transição para o digital. Aliás, são vários os estudos que comprovam como este é uma tendência que veio para ficar.
Sendo assim, o que precisa de saber para lançar o seu negócio no digital?
Como lançar o seu negócio no comércio eletrónico?
O comércio eletrónico ou e-commerce corresponde a compras feitas através da internet. Existem diferentes tipos de ecommerce que variam conforme os intervenientes na venda e compra do artigo.
Assim temos:
- B2B: Uma empresa que fornece produtos ou serviços para outras empresas
- B2C: Uma empresa que vende produtos ou serviços para o consumidor final
- C2B: Quando um consumidor vende para empresas.
- C2C: Quando o consumidor disponibiliza os seus produtos ou serviços diretamente para outro consumidor, sem intermediários.
Quais as vantagens do e-commerce para o meu negócio?
O ecommerce oferece uma série de vantagens determinantes para dar uma nova dimensão ao seu negócio:
- Loja sempre aberta 24h;
- Poupar custos;
- Produtos sempre disponíveis;
- Pode vender para qualquer parte do mundo;
- Consegue apresentar mais informações sobre o produto;
- Permite que o cliente possa selecionar os produtos de uma forma mais confortável.
O que é preciso ter em conta?
Criar uma loja online
É necessário uma loja online para poder vender os seus artigos, ou seja, um site, que possibilite ao cliente fazer a compra através da Internet. Ora isto pode representar uma dor de cabeça para os negócios que sintam mais dificuldades em adaptar-se às novas tecnologias. É por isso que o uso de um CMS é a opção ideal.
Estas plataformas permitem poupar tempo e recursos, oferecendo um conjunto de ferramentas para obter um site profissional, mesmo sem conhecimentos avançados de informática. Atualmente existem inúmeras plataformas CMS. Para além de adicionar menus e um sistema de carrinho de compras, têm ao seu dispor inúmeros temas para personalizar a loja online de acordo com a sua marca.
Por outro lado, oferecem ferramentas de marketing que permitem analisar uma série de aspetos, como por exemplo, o número de visitas ao site ou compreender o perfil do cliente.
Faturação
Um dos benefícios em usar uma plataforma de ecommerce é poder integrar na própria loja módulos para tratar da faturação. Assim, no próprio site consegue gerir artigos, clientes e as faturas.
O Moloni tem uma série de plugins para inúmeras lojas online:
- Opencart;
- Shopkit;
- Magento;
- Magento 2;
- PrestaShop;
- VirtueMart;
- WHMCS;
- WooCommerce;
- Shopify;
- Jumpseller;
- nopCommerce (este plugin não é gratuito);
- Weasy;
- CTT.
Fáceis de instalar, permitem processar as encomendas de uma forma mais simples, fazendo com que sempre que vender um artigo os stocks sejam atualizados.