Gerir Empresas
Factoring - Veja o que pode significar para a tesouraria da sua empresa
Veja uma breve descrição do factoring enquanto técnica de financiamento de curto prazo para a empresa. Veja o processo e as vantagens que poderá obter para a sua empresa.
O factoring é uma técnica de financiamento a curto prazo que liberta a empresa das operações de cobrança comercial mediante comissão paga a um terceiro - o factor - que toma a seu cargo a cobrança dos créditos, garante a liquidação dos mesmos, e transfere os montantes liquidados para a empresa. A empresa cede as suas faturas a receber a um terceiro com um desconto, sendo esta a margem de distribuição do factor.
São assim intervenientes de uma operação de factoring:
- A empresa fornecedora - É a empresa que vende os produtos ou presta os serviços. É também esta empresa que faz a contratação dos serviços de factoring a um operador de serviços financeiros para maior liquidez de tesouraria e recebimento antecipado dos valores das faturas emitidas;
- Operador de serviços financeiros - factor - É normalmente um banco, mas pode, no entanto, assumir outra forma de entidade como as sociedades de factoring. É este interveniente que disponibiliza os fundos da transação à empresa fornecedora e se responsabiliza pela cobrança e todas as diligências associadas para receber esses mesmos fundos dos clientes. A disponibilização de fundos à empresa vendedora pode ocorrer antes do recebimento do cliente, facto que implicará o débito de juros.
- Os clientes - São os adquirentes dos bens e serviços que, neste processo de financiamento deverão fazer depois a liquidação ao operador de serviços financeiros dentro dos prazos acordados.
A utilização de serviços de factoring pode ainda assumir duas variantes: com recurso em sem recurso. O factoring com recurso significa que o risco de insolvência dos clientes não é assumido pelo operador de serviços bancários, ou seja, este pode retornar à empresa vendedora para devolução de todas as importâncias adiantadas.
Já o factoring sem recurso significa que o operador de serviços bancários vai assumir todos os riscos de recebimento inclusive o de insolvência de cliente e consequentemente o insucesso das diligências de recebimento.
Esta técnica de financiamento apresenta diversas vantagens para a empresa das quais destacamos:
- Simplifica e elimina processos administrativos;
- Redução dos prazos médios de cobrança;
- É normalmente executada com seguros de crédito que cobre o valor da transação;
- Permite a liquidez imediata ao vendedor para fazer face a obrigações imediatas de capital, melhorando os rácio económico financeiros da empresa
Para recorrer aos serviços de factoring a empresa necessitará de constituir um dossier de crédito com o fornecedor de serviços, para realização de análises de crédito, histórico de informação bancária, lista de clientes e outras informações relevantes para os montantes de crédito concedido/suportado.
Liquidez em tempo recorde e sem obrigações contratuais
Se procura liquidez para o seu negócio através de uma operação de factoring, temos uma alternativa ágil e descomplicada para si.
A Moloni estabeleceu uma parceria com a Edebex, uma plataforma online de mercado que permite às empresas melhorar a sua tesouraria vendendo as suas faturas ainda não liquidadas a investidores. Estes investidores são pagos pelo devedor da fatura no vencimento normal da fatura.
Para saber mais e verificar a sua elegibilidade.