Gerir Empresas
Selo “Clean & Safe” - Quais as regras e como obter!
O selo "Clean & Safe" distingue empresas da área do turismo relativamente à implementação de medidas de segurança sanitária. Saiba mais.
O selo “Clean & Safe” é uma distinção concedida pelo Turismo de Portugal a empresas do setor turístico que cumpram as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) para evitar a contaminação dos seus espaços pelo sars cov 2 - COVID 19. As empresas que queiram evidenciar esta distinção deverão respeitar as regras e condicionalismos da Declaração de Compromisso disponibilizada no processo administrativo de obtenção. A tipologia de estabelecimentos que podem ostentar este selo tem vindo a aumentar já que têm sido disponibilizados conjuntos de procedimentos individualizados e segmentados por determinadas áreas de atividade.
Atualmente, o selo “Clean & Safe” poderá ser ostentado por 19 tipologias de estabelecimentos, a saber:
- Agências de Viagens e Turismo;
- Empresas de Animação Turística;
- Empreendimentos Turísticos;
- Estabelecimentos de Restauração e Bebidas;
- Áreas de Serviço de Autocaravanas;
- Campos de Golfe;
- Alojamento Local;
- Empresas de rent-a-car;
- Guias e Intérpretes;
- Termas de Portugal;
- Postos de Turismo;
- Museus, Palácios, Monumentos e Sítios Arqueológicos;
- Geoparques;
- Equipamentos Culturais Municipais;
- Recintos de Espetáculos;
- Centros de Ciência Viva;
- Aeroportos e Empresas de Assistência em Escala;
- Casinos e Salas de Jogo do Bingo;
- Empresas de Congressos e Eventos.
Sendo adaptados a cada uma das atividades desenvolvidas, os procedimentos a assegurar, estão divididos por categorias comuns, que são:
- Formação a todos os colaboradores;
- Informação a Todos os clientes;
- Procedimentos específicos assegurados no decurso da atividade;
- Procedimentos específicos assegurados nas instalações;
- Equipamentos disponibilizados no estabelecimento para as ações de prevenção e higienização relacionadas com a situação pendémica;
- Protocolo de Limpeza e Higienização.
Dentro de cada um destes títulos é apresentado um conjunto de medidas que vão desde as trocas de roupa nos negócios de acomodação e alojamento até a designação do colaborador responsável pelo despoletar de ações específicas de contacto com as autoridades e responsáveis de saúde pública, entre outros.
Este selo é de caráter gratuito e facultativo e tem como pressuposto a implementação interna de um conjunto de procedimentos previamente definidos pela autoridade de saúde e cuja aplicação assegura a higienização de espaços necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o desenvolvimento da atividade turística. Tem também a possibilidade de ser usado online, nas plataformas digitais da entidade e offline nos estabelecimentos físicos. O Turismo de Portugal, em conjunto com as autoridades de fiscalização responsável pode fazer auditorias de fiscalização para verificação do cumprimento dos compromissos assumidos.
Esta iniciativa tem como objetivo a transmissão de forma clara e transparente de informação às empresas que têm a possibilidade de posicionar Portugal, perante os mercados externos, como um destino seguro no que diz respeito à abordagem à propagação do vírus. Estas ações, além de inspirarem confiança em quem nos visita, têm a possibilidade de condicionar políticas internacionais no que diz respeito ao estabelecimento de canais preferenciais para a realização de viagens sem pré-condições de quarentena ou realização de testes a quem visita determinados territórios.
Inicialmente obtida através de várias plataformas, o selo “Clean & Safe” pode ser agora obtido, por todos os interessados, neste endereço, uma plataforma dedicada ao efeito.