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Como preparar o seu negócio para o impacto da pandemia?
Face à situação atual é urgente encontrar formas de contornar o impacto que a pandemia está a causar nos negócios. Saiba como.
O último confinamento obrigou mais uma vez a uma reformulação nos negócios. A aposta no digital parece ser a solução - o e-commerce tem tido um papel fulcral para que muitas empresas continuem a manter-se em atividade. Paralelamente a isto, é essencial encontrar formas de reinventar o seu negócio, reduzindo custos e procurando novos clientes.
No nosso artigo deixamos algumas dicas para se adaptar à conjuntura atual.
Quais as novas tendências para os negócios trazidas pela pandemia?
Teletrabalho
O teletrabalho assumiu-se como característica marcante da pandemia e é provável que se torne numa tendência do futuro, já que esta forma de trabalho pode trazer condições favoráveis para muitas empresas. Entre elas, está a possibilidade de poder contratar colaboradores de zonas geográficas distantes. Assim, é mais fácil reunir uma equipa qualificada, independentemente do sítio onde os colaboradores vivam.
Para além disso, permite diminuir os custos fixos da empresa, relacionados com o aluguer do espaço ou equipamentos.
Compras online
O perigo de contacto com objetos e o confinamento que marcou os últimos meses na Europa mudaram o paradigma da forma como compramos. O e-commerce tem sido assim fundamental para garantir compras mais seguras mas também para manter muitos negócios em atividade.
Mas as vantagens não ficam por aqui. Permite reduzir custos, vender para qualquer parte do país e ter os produtos disponíveis 24 horas. Para além de vender nas redes sociais, pode criar a sua própria loja online, algo muito simples de fazer como explicamos neste artigo.
Entregas ao domicílio e take-away
Se antes da pandemia, as entregas ao domicílio ou o take away eram já uma tendência em crescimento, atualmente são o pilar da restauração. Torna-se essencial por isso procurar soluções de gestão que garantam uma boa manutenção dos pedidos e plataformas para um controlo eficiente de todas estas operações.
Como adaptar o seu negócio à conjuntura atual?
Um tempo de paragem forçada não tem de significar a estagnação do seu negócio. Por isso, deixamos algumas dicas úteis para combater a incerteza e manter o negócio a funcionar.
Procurar novas oportunidades de negócio
Uma forma de contornar as dificuldades desta fase pode estar na procura de novas oportunidades de negócio, quer através de soluções para escoar o seu stock ou mesmo na criação de um novo produto.
Um desses exemplos é a entrega ao domícilio de cabazes surpresa. Uma excelente ideia para surpreender alguém numa fase em que os ânimos estão mais em baixo. Mas também, uma forma de reinventar o negócio e estabelecer parcerias com outras empresas. Posto isto, faça uma pesquisa e reúna algumas ideias - nesta fase da pandemia, quais as necessidades a que o seu negócio poderá dar resposta?
Reforçar a presença online
Numa época em que as pessoas passam mais tempo online, é mais provável que potenciais clientes procurem pelo seu negócio na internet. Desta forma, a presença nas redes sociais e a existência de um site são obrigatórios.
A sua empresa mantém-se em atividade? O seu público precisa de saber! Crie publicações regulares e atualize horário e contactos. Com portas fechadas, são também muitos os negócios, como lojas de vestuário, que aproveitam as redes sociais para vender os seus produtos, através de diretos do Facebook ou Instagram.
Ter um software de faturação online
A digitalização do negócio está cada vez mais associada a um programa de faturação. É essencial um programa que garanta em tempo real todos os dados que precisa. Mas também que funcione em todos os dispositivos e sistemas operativos, de forma a rentabilizar custos. Com o Moloni basta uma ligação à internet para aceder a todas as informações do seu negócio, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Para além disso, dispõe de um conjunto de apps para que através do seu smartphone consiga realizar operações tão distintas mas essenciais como por exemplo:
- Emitir documentos em qualquer parte;
- Históricos de clientes e vendedores;
- Leituras de artigos nos armazéns;
- Efetuar aberturas e fechos de caixa e consultar os movimentos;
- Obter relatórios completos e comparar resultados com outros períodos.