Templates de Identificação - Indexar informação bancária por template
Desde 16-02-2018 (Versão 1.0)
No Moloni é possível configurar o IBAN ou outra informação bancária para que esta apareça impressa nos seus documentos. Para isso, e até aqui, esta informação era inserida nas configurações da empresa na sua área de cliente.
Esta funcionalidade sofreu alterações importantes e pode agora adicionar a sua informação bancária também aos templates de identificação que tiver definidos. Os templates de identificação já lhe permitiam personalizar os documentos com o logótipo da sua empresa, nome da empresa, morada ou informações de rodapé. Mas com esta alteração pode personalizar ainda mais os seus documentos.
Para tal na sua área de cliente aceda ao menu "Configurações" e selecione a opção "Dados Bancários". Ao aceder a este módulo poderá depois inserir, editar ou eliminar os seus dados bancários, à semelhança do que já acontece em outras secções da área de cliente. Na listagem apresentada dos seus dados bancários tem também a coluna "Predefinido" que lhe dá a informação acerca dos locais onde esse dado bancário se encontra definido. Se estiver definido para a empresa, por defeito, aparece a informação "Empresa" e/ou se estiver definido para um ou mais templates de identificação surge também o nome do template, com uma hiperligação associada para a página de detalhe do mesmo. Assim, torna-se ainda mais fácil fazer a gestão da sua informação bancária.
Depois de ter dados bancários configurados poderá aceder aos seus templates de identificação para que possa decidir sobre qual informação bancária deverá ser apresentada para cada um deles, se assim o desejar. Portanto, ainda no menu "Configurações", aceda à opção "Templates de Identificação". Aqui, ao editar um template já existente, ou ao adicionar um novo, tem agora acesso ao separador "Dados Bancários". Na caixa de seleção apresentada pode clicar no dado bancário que deseja adicionar ao template em questão e clicar seguidamente no botão com o símbolo '+', apresentado à direita. De todos os dados bancários que definiu previamente, aqui pode adicionar um ou mais, repetindo o procedimento descrito. Na linha de cada dado bancário que adicionou neste menu são-lhe apresentados botões com os símbolos '↓', '↑' e 'X'. Ao clicar no botão 'X' é removida a ligação desse dado bancário com o template. Os botões com os símbolos '↓' e '↑' permitem-lhe definir a ordem com que cada informação bancária irá aparecer no seu documento. Depois de tudo estar definido pode clicar em "Atualizar" ou "Inserir" caso esteja a editar ou a inserir um template, respectivamente. Caso ainda não tenha adicionado nenhuma informação bancária na sua área de cliente, ao adicionar/editar um template de identificação poderá inserir dados bancários diretamente do separador Dados bancários. Nesse caso é apresentada a mensagem como não tem infomação ainda e poderá clicar no botão que lhe dá acesso a uma nova página para adicionar os dados necessários.
Nas configurações da sua empresa no menu "Bancos" tem também acesso à mesma funcionalidade. A forma de adicionar e organizar os dados dados bancários é comum à apresentada para os templates de identificação. Também da mesma forma, quando não tem dados bancários ainda definidos é-lhe apresentada a mensagem em como não tem informação e um botão que lhe dá acesso a uma nova página onde poderá adicionar a informação bancários que deseja.
Portanto, com estas alterações os seus documentos irão apresentar os dados bancários que estiverem definidos para o template de identificação ativo ou, caso não exista um template ativo ou o mesmo não contenha dados bancários definidos, os dados bancários definidos para a empresa, de uma forma geral.
A título de exemplo, tem dois dados bancários diferentes definidos na sua conta: Dado A e Dado B. Imaginando agora que pretende adicionar o Dado A à sua empresa e o Dado B a um dos seus templates de identificação, denominado Template X. Após ter efetuado as configurações está pronto para emitir um documento personalizado e, para tal, seleciona a série para a qual tem o Template X ativo. Após inserir todos os dados e finalizar o documento ao exportar o mesmo para o formato PDF irá vizualizar que a informação bancária apresentada corresponde ao Dado B. Depois pretende emitir outro documento para o qual preenche todos os campos necessários e define a série associada ao mesmo. Imaginando que a série escolhida não tem um template associado ou então, por outro lado, o template que lhe está associado não tem informação bancária associada então os dados que irá vizualizar após exportar o documento será o Dado A, pois é esse que está definido na empresa, de uma forma geral. Evidentemente caso a empresa também não tivesse dados bancários associados não seria impressa qualquer tipo de informação a este nível. Para saber mais acerca dos templates de identificação.
Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/como-funcionam-os-dados-bancarios-no-moloni