Verificar numeração incremental obrigatória nos documentos passíveis de serem colocados em rascunho
Desde 22-03-2018 (Versão 1.0)
No Moloni é possível voltar a colocar alguns tipos de documento em rascunho para que possam ser editados novamente. Os tipos de documentos aos quais é possível aplicar este procedimento não têm qualquer valor fiscal e não são comunicados à Autoridade Tributária:
- Fatura de Fornecedor
- Fatura Simplificada de Fornecedor
- Nota de Débito de Fornecedor
- Nota de Crédito de Fornecedor
- Nota de Liquidação (Clientes)
- Nota de Devolução de Fornecedor
- Recibo de Fornecedor
Para efetuar este procedimento basta aceder à listagem de um destes tipos de documentos, através do menu 'Movimentos' e selecionar o ícone que permite colocar o documento em rascunho presente na coluna 'Ações'. Depois de confirmadas algumas informações apresentadas em janelas auxiliares e confirmar a operação será automaticamente redirecionado para a listagem de documentos em que se encontrava, sendo que o documento colocado em rascunho será identificado no topo da listagem com uma cor diferente. Depois basta clicar no ícone que lhe permite editar, efetivamente, as informações do documento.
Após todo este processo estar concluido e clicar para guardar e finalizar o documento a numeração do mesmo era recalculada para o último valor utilizado para aquela série. Isto gerava alguns inconvenientes uma vez que a numeração do documento é um campo identificativo do mesmo para muitas empresas. Assim, este cálculo foi modificado e este tipo de documentos mantém agora a numeração de origem. Apenas caso tenha sido emitido algum documento do mesmo tipo, da mesma série e com a mesma numeração no intervalo de tempo em que colocou o documento no estado de rascunho é que a numeração será recalculada para o número mais atual.
Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/e-possivel-colocar-documentos-em-rascunho