Implementação da norma CIUS-PT
Desde 07-07-2021 (Versão 1.0)
O Eletronic Data Interchange (EDI) tem como finalidade constituir-se como um standard de troca de dados entre entidades envolvidas no processo de faturação, que permitam a formatação de dados a partir da própria emissão de documentos tornando-os transmissíveis e decodificáveis por parte dos recetores, com a menor intervenção humana possível. Neste sentido, a nova forma de contratação pública torna obrigatória a emissão de faturas eletrónicas para empresas que trabalham com organismos públicos.
Foi adicionada a possibilidade de exportar os documentos num formato estruturado de acordo com a norma técnica portuguesa CIUS-PT. Os documentos para os quais esta exportação está disponível são as faturas, faturas/recibo, faturas simplificadas, notas de débito e notas de crédito.
Para tal basta aceder ao detalhe do documento e no menu lateral direito, na secção EDI - Exportar, selecionar o formato pretendido.
Para estar de acordo com as normas para a estruturação deste ficheiro, com esta alteração foram também integrados alguns códigos de unidades de medida da UNECERec20, de forma a tipificar a quantidade do artigo faturado. Assim, para as unidades de medida que sejam associadas aos artigos deverá existir uma correspondência com o código da UNECERec20. Essa correspondência deverá ser definida em Configurações > Outras configurações > Unidades de medida selecionando uma opção no campo Código UNECERec20, na criação de novas unidades ou pela edição das já existentes.
O ficheiro exportado no Moloni está de acordo com o modelo de dados semânticos dos documentos de faturação eletrónica CIUS-PT, versão 2.1.1, de 26/02/2021, e com todas as orientações disponibilizadas na página da eSPap