CIUS-PT - Exportação de dados para várias estruturas
Desde 04-03-2022 (Versão 1.0)
O Eletronic Data Interchange (EDI) tem como finalidade constituir-se como um standard de troca de dados entre entidades envolvidas no processo de faturação, que permitam a formatação de dados a partir da própria emissão de documentos tornando-os transmissíveis e decodificáveis por parte dos receptores, com a menor intervenção humana possível. Neste sentido, a nova forma de contratação pública torna obrigatória a emissão de faturas eletrônicas para empresas que trabalham com organismos públicos.
Desde 07-07-2021 que existe a possibilidade no Moloni de exportar os documentos num formato estruturado de acordo com a norma técnica portuguesa CIUS-PT. Os documentos para os quais esta exportação está disponível são as faturas, faturas/recibo, faturas simplificadas, notas de débito e notas de crédito.
Devido a exigências específicas de diversas entidades existem alguns dados dos documentos que são exportados para mais do que uma estrutura correspondente no CIUS-PT:
- Informação constante no campo Enc./Orç. é exportada para as estruturas ContractDocumentReference (BT-12) e OrderReference (BT-13), caso não exista nenhuma nota de encomenda associada;
- Informação constante no campo Refª cliente é exportada para os campos da norma AccountingCost (BT-19) e BuyerReference (BT-10).
O ficheiro exportado no Moloni está de acordo com o modelo de dados semânticos dos documentos de faturação eletrônica CIUS-PT, versão 2.1.1, de 26-02-2021, e com todas as orientações disponibilizadas na página da eSPap.
Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/edi-como-exportar-um-documento-para-um-ficheiro