Alterações nas consultas de mesa
Módulo: POS
Tipo BugFixDesde 12-09-2022 (Versão 1.0)
Dentro do POS Moloni é disponibilizado um sistema de gestão de mesas e pedidos.
Para além de permitirmos o controlo e a gestão dos pedidos feitos, disponibilizamos também dentro deste sistema a emissão de um tipo de documento que não é possível criar através da área de cliente, as Consultas de Mesa.
Algumas das peculiaridades das Consultas de Mesa são:
- São documentos fiscalmente válidos - São assinados e entregues à AT e como tal, devem obedecer a várias regras, como terem que manter uma numeração sequencial, não podem ser cancelados, etc.
- Podem-se relacionar entre si - Quando um cliente pede a conta, é emitida uma consulta de mesa, é fechada e assinada.
Se depois o cliente pedir mais um artigo, é emitida uma nova consulta de mesa com os artigos da anterior mais o novo artigo.
Esta última está relacionada com a consulta de mesa anterior, criando assim uma "corrente" de Consultas de Mesa. - São emitidas ao cliente default do POS - Na restauração é extremamente habitual um cliente só dar o nome e número de contribuinte no momento em que vai pagar e não no momento em que pede a conta.
- O documento final fica relacionado com a última consulta de mesa de um pedido - Este documento pode sim ter um cliente com um contribuinte/nome associado.
Posto isto, foram feitas algumas alterações relativamente às consultas de mesa:
- Relacionamentos errados - Recentemente foi aplicada uma validação na área de cliente que fazia com que os documentos só pudessem ser relacionados com documentos do mesmo cliente.
Esta alteração fazia com que o documento final não ficasse relacionado com a última consulta de mesa se o cliente fosse diferente do cliente default do POS.
Este comportamento foi agora corrigido e permitimos que o documento final tenha um cliente diferente do da consulta de mesa, mantendo a relação entre estes.
- Disponibilização das consultas de mesa na área de cliente - Como são documentos fiscalmente válidos, passaram a estar disponibilizados para consulta diretamente na área de cliente Moloni, acedendo ao menu "Documentos" > "Consultas de Mesa".