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Ações na lista de documentos

Aprenda a identificar e a interpretar os ícones de ações que fazem parte da listagem de documentos no Moloni.
Os ícones variam conforme o tipo e o estado do documento que estiver a visualizar.

Uma das colunas presentes nas listagens de documentos, do Moloni é a coluna de Ações.

Esta coluna dispõe de funcionalidades que lhe permitem efetuar as seguintes operações:

  • Exportar em PDF;
  • Enviar por e-mail;
  • Duplicar;
  • Converter;
  • Documentos relacionados;
  • Ver detalhes;
  • Anular documento ou colocar em estado de rascunho.

Exportar em PDF
Tal como o nome indica, esta ação exporta o seu documento, como o caso de uma fatura ou guia de remessa, para o formato PDF.

Enviar por e-mail
Ao clicar nesta opção, visualiza uma janela com alguns campos que deve preencher para poder enviar o seu documento por e-mail.
Neste mesmo ícone também é mostrado o número de vezes que este documento foi enviado por email. 

Para saber mais sobre enviar um e-mail para os seus clientes ou fornecedores, consulte este Guia.

Duplicar
Nesta opção pode duplicar um documento.
Ao clicar no botão, é redirecionado para a ficha de detalhe do novo documento, que mantém as informações do anterior, mas que podem ser alteradas. 

Esta funcionalidade pode revelar-se útil para emitir uma fatura para o mesmo cliente, e que contenha também os mesmos artigos.

Converter
Esta funcionalidade gera automaticamente um novo documento a partir do que se encontra selecionado na lista. 

Assim que emitir uma fatura, pode criar de forma automática o recibo que liquida, sendo que neste novo documento já consta nos dados da fatura. 

Documentos relacionados
A opção de Documentos relacionados mostra os documentos que deram origem ao presente documento e documentos gerados a partir deste.

Assim, a fatura selecionada pode ter sido gerada a partir de outro documento (como uma avença), mas também pode já ter gerado um recibo, mediante o processo de conversão descrito anteriormente.

Ver detalhes
Tal como o nome indica, ao clicar nesta opção, é redirecionado para a ficha de detalhe do documento.

Esta página mostra a aparência do documento finalizado e emitido, não podendo efetuar alterações.
Para além disso, dispõe de mais dois separadores: Documentos Relacionados e Histórico do documento.

Anular documento/ Colocar em estado de rascunho
Dependendo do tipo de documento, encontra o botão Anular Documento ou Colocar Documento em Estado de Rascunho.
Em documentos que não podem ser editados depois de emitidos, encontra a opção Anular Documento.

Ao clicar, aparece uma janela onde pode continuar o processo de anular o documento.


Para alguns documentos sem qualquer valor fiscal, encontrar a opção Colocar documentos em estado de rascunho.

 
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Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
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