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Configurações - Assinaturas digitais

Assinatura digital- Como assinar documentos digitalmente?

Uma assinatura digital qualificada tem a mesma validade legal do que uma assinatura à mão e o Moloni permite assinar os seus documentos digitalmente.

O Moloni suporta a assinatura digital qualificada de documentos através da AMA SAFE:

  • A AMA SAFE assina digitalmente documentos sem quaisquer custos adicionais para quem nunca fez o registo, durante os dois primeiros anos;
  • Adicionalmente, não existe qualquer limite de assinaturas por conta.

Registo da conta com um fornecedor

Para assinar digitalmente documentos emitidos, é necessário registar a conta do Moloni com um fornecedor de assinaturas digitais. Uma conta apenas pode estar registada com um único fornecedor.

Siga os passos para configurar sua conta:

1. Aceda ao menu Configurações e na secção Assinatura digital, clique em Configurar.

2. O processo de registo da conta com um fornecedor é externo ao Moloni. Para efetuar o registo, clique no botão Integrar conta no Moloni.

3. Para concluir o pedido, deve confirmar os seus dados e clicar no botão Ativar AMA SAFE.

4. O pedido de ativação foi enviado. Este pedido encontra-se pendente, devendo aceder à plataforma da AMA para verificar se o estado do pedido se encontra ativo.

5. Depois desta verificação, se se encontrar ativo, volte ao Moloni e clique no botão Verificar credencial.

A conta foi configurada com sucesso e está pronta para assinar documentos digitalmente.

O registo cria uma credencial que possui uma data de validade. Uma vez expirado este prazo, o utilizador deve reativar a credencial. Para isso, clique no botão Reativar credencial.

Caso a ativação da credencial não seja feita com sucesso, e se mantenha no estado Pendente mais do que o tempo esperado (aproximadamente 10 minutos), pode dar-se o caso do processo ter ficado bloqueado. Nesta situação, siga os passos deste guia.

Assinatura digital em documentos 

Estando a conta integrada com um fornecedor, todos os documentos fiscalmente relevantes são assinados:

  • Exportação de PDF;
  • Exportação de XML (apenas para as normas UBL 2.1 e CIUS-PT).
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Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
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