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Configurações - Assinaturas digitais

Assinatura Digital de documentos com a DigitalSign: saiba mais

O Moloni, em conjunto com a DigitalSign, apresenta uma solução rápida e eficaz para assinar digitalmente os seus documentos.

Segundo o n.º 2 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 28/2019, conjugado com o n.º 4 do art.º 286.º da Lei 82/2023, é determinado que, a partir de 1 de janeiro de 2025 inclusive, se apliquem as condições de emissão de faturação eletrónica, das quais a assinatura digital qualificada faz parte. No entanto, atualmente já existem alguns organismos públicos que dão preferência a documentos assinados com assinatura digital qualificada.

Para cumprir esta obrigatoriedade, a Moloni disponibiliza uma solução confiável, com preços competitivos e totalmente integrada com a DigitalSign. Esta solução consiste na aquisição de Selos Eletrónicos / Certificados Digitais Qualificados e Assinaturas Digitais Qualificadas, para assinar digitalmente documentos fiscalmente relevantes, cumprindo assim a lei.

Vantagens do Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado e Assinatura Digital Qualificada:

  • Garante a integridade do documento e a autenticidade da origem (identidade do emissor do documento/fatura do fornecedor do bem ou serviço); 
  • Tem a mesma validade legal do que uma assinatura à mão, podendo ser utilizada em softwares preparados para assinar documentos digitalmente como o Moloni;
  • Comprova a legalidade do documento como sendo original, emitido pelo sistema da empresa e a sua veracidade;
  • Cumpre o normativo de contratação pública, podendo optar pelo formato PDF ou XML.

Quem pode utilizar os Selos e Assinaturas da DigitalSign?

  • Profissionais liberais/empresários em nome individual;
  • Sociedades;
  • Associações;
  • Fundações;
  • Entidades públicas.

Para facilitar o processo de ativação deste serviço, o Moloni disponibiliza um Starter Pack que inclui:

  • O Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado;
  • Oferta de 10 assinaturas digitais.

Notas adicionais na compra do Selo

1. O Certificado Digital Qualificado será emitido com validade de 3 anos e inclui:

   1.1 1ª anuidade do Certificado Digital Qualificado;

   1.2 Pack de 10 assinaturas, válidas até à data de expiração/revogação do certificado;

   1.3 Certificado Cloud (HSM) - Armazenado na DigitalSign;

2. As anuidades subsequentes (opcionais) terão o mesmo valor;

3. Será notificado para proceder à renovação e pagamento das respetivas anuidades com 30 dias de antecedência;

4. O não pagamento da 2ª e 3ª anuidades originará a revogação automática do Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado. 

O Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado em causa é emitido com uma validade de 3 anos, no entanto, o valor pago no momento do pedido e validação do certificado, apenas inclui a 1º anuidade, sendo que as restantes serão cobradas anualmente. 

Todos os processos acima mencionados são da responsabilidade da DigitalSign, bem como todo o apoio prestado diretamente ao cliente no processo.

Ativação do serviço DigitalSign

1. Aceda ao menu Configurações > Assinaturas Digitais > Configurar.

2. Selecione o produto e clique em Adquirir serviço e será redirecionado para o Marketplace.

3. É direcionado para o Marketplace onde deve adquirir o DigitalSign - Starter Pack.

Este pacote contém:

  • Um Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado;
  • 10 assinaturas digitais.

De seguida, clique em Adicionar ao carrinho.

4. Clique em Ver e Editar carrinho.

O processo de compra deste pacote é o processo habitual de compra no Marketplace.

5. Selecione o Método de pagamento desejado e conclua a compra.

6. Depois de finalizar a compra, receberá um e-mail da DigitalSign.

Nota:

Tenha atenção durante todo o processo e verifique tanto o e-mail de registo da empresa quanto o e-mail do representante legal, pois o processo só pode ser concluído através do e-mail do representante legal.

7. O e-mail que recebeu tem um link para o portal da DigitalSign, onde deve definir uma palavra-passe de acesso.

8. No portal da DigitalSign deve seguir os passos indicados facultando toda a informação necessária para poder solicitar o Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado. 

Depois de solicitado o Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado, a DigitalSign avalia o pedido. Este processo não é imediato, podendo demorar alguns dias.

9. Depois deste pedido ser validado, receberá outro e-mail da DigitalSign a indicar que já é possível proceder à emissão do Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado.

10. Através deste e-mail deve aceder novamente ao portal da DigitalSign e preencher os dados solicitados para a emissão do Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado.

Após concluir este passo, o registo terá sido efetuado com sucesso. Na Área de Cliente Moloni, através do menu Configurações > Assinaturas digitais > Configurar, poderá verificar que o estado da integração se encontra Ativo.

Neste mesmo menu poderá conferir a data de renovação do Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado, assim como o número de assinaturas disponíveis.

Quais são os dados que a Moloni transmite à DigitalSign?

Para a emissão de um Certificado Digital Qualificado da DigitalSign são necessários os seguintes dados:
 
Dados da Empresa
  • Nome;
  • Morada;
  • E-mail;
  • Código postal;
  • Localidade;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Número de telefone;
  • Número de telemóvel;
  • Código ISO do país.

Dados Pessoais
  • Primeiro e último nome;
  • E-mail.

Compra extra de pacotes de assinaturas digitais

Siga os passos:

1. Aceda ao menu Marketplace > Aceder.

2. De seguida, selecione o pack de assinaturas pretendido.

O processo de compra deste pacote é o processo habitual de compra no Marketplace.

3. Após a compra do pacote, pode verificar as assinaturas disponíveis através do menu Configurações > Assinaturas digitais > Configurar.

4. Nesta secção pode verificar a quantidade de Assinaturas disponíveis.

Nota:

Os packs das assinaturas não são transmissíveis. Caso o certificado seja revogado, as assinaturas perdem a sua validade.

Como atualizar o acesso à DigitalSign

Esta atualização não envolve qualquer custo adicional.

Pode atualizar a autorização de acesso à DigitalSign e continuar a selar documentos de duas formas:

  • Através de um e-mail enviado pela Moloni com esse propósito; 
  • Através da Área de Cliente no menu Configurações > Assinaturas Digitais > Configurar.

Para atualizar a autorização de acesso à DigitalSign no Moloni siga os seguintes passos:

1. Aceda ao menu Configurações > Assinaturas Digitais > Configurar.

2. Clique em Atualizar acesso e será redirecionado para o portal da DigitalSign.

3. No portal da DigitalSign renove a autorização de acesso.

Renovação anual do certificado digital qualificado

Para poder renovar o certificado deve comprar o produto no Marketplace Moloni DigitalSign - Renovação de certificado.

Este pode ser adquirido 30 dias antes da data de expiração do certificado e de 3 formas:

  • Clicando em Adquirir renovação na notificação que lhe vai ser apresentada quando o seu certificado estiver a 30 dias da data de expiração;
  • Através de um e-mail enviado pela Moloni com esse propósito;
  • Acedendo ao menu Configurações > Assinaturas Digitais > Configurar.

Para renovar o certificado anual digital qualificado no Moloni, siga os passos:

1. Aceda ao menu Marketplace > Aceder.

2. No produto DigitalSign - Renovação de certificado, clique no botão Adicionar ao carrinho.

O processo de compra deste pacote é o processo habitual de compra no Marketplace.

3. Depois de finalizar a compra, o certificado encontra-se renovado. 

4. Para verificar o certificado renovado, aceda ao menu Marketplace > Aceder.

5. No separador Produtos ativos pode confirmar que a sua renovação se encontra Ativa

Será avisado 30 dias antes da data de expiração. Após a data de expiração o serviço é bloqueado, no entanto o pagamento pode ser efetuado sem custos adicionais até ao último dia do mês em que ocorre a expiração.

Exemplos:

  • Se o certificado expirar em Agosto, terá até dia 31 para renová-lo;
  • Se o certificado expirar em Abril, terá até ao dia 30 para efetuar a sua renovação, sem penalizações ou multas.

A data da renovação seguinte é contabilizada pela data de expiração atual, acrescido de 1 ano, e não o final do mês corrente.

Caso não renove dentro das datas mencionadas o certificado é revogado, não podendo ser revertido. Para voltar a utilizar o serviço da DigitalSign terá de comprar um novo certificado e o processo de ativação será o mesmo da primeira ativação.

Cancelamento da compra

O cancelamento da compra apenas pode ser efetuado antes da emissão do Selo Eletrónico / Certificado Digital Qualificado. Caso o selo já tenha sido emitido, não é possível o cancelamento da compra.

Para cancelar a compra dirija-se ao Portal da DigitalSign.

Revogação do Selo Eletrónico - Certificado Digital Qualificado

A revogação do Certificado Digital Qualificado apenas pode ser feita através de contacto direto com a DigitalSign. Este contacto deve ser feito através do e-mail: suporte@digitalsign.pt.

Nota importante

Qualquer esclarecimento de dúvidas relacionadas com todo o processo de certificação será feito pela DigitalSign.
 
Links úteis:
 
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