Erros em clientes
Quando estiver a fazer check-up à sua conta Moloni para ativar a comunicação dos documentos em tempo real à Autoridade Tributária, podem aparecer erros nos seus clientes.
Aprenda como corrigir e a interpretar os erros apresentados.
O erro com os clientes está sempre no seu contribuinte, e apenas validados os contribuintes de clientes cujo país está definido como Portugal.
Pode editar qualquer um destes clientes e alterar o seu contribuinte, ou então apagar o cliente.
Cada número de contribuinte tem que ter 9 números (De o a 9), sem espaços, e um formato/sequência válida e de acordo com a especificação da AT.
O problema é que a AT verifica cada um dos contribuintes submetidos, se é válido e se a pessoa existe.
Se não for válido, o documento não vai passar.
Clientes que pode editar
Quando o cliente ainda não foi utilizado em nenhum documento.
Para tal, basta pesquisar pelo nome ou contribuinte atual do cliente (Menu Tabelas » Clientes) e editar a ficha do mesmo.
Se na coluna 'Editar' do ficheiro CSV tiver um endereço, significa que o pode editar.
Copie o mesmo e cole no seu browser para ir parar ao detalhe do mesmo.
Caso na coluna disser que não o pode editar, é porque o mesmo se encontra na situação abaixo.
Clientes que não pode editar
Quando existe pelo menos um documento emitido em nome deste cliente.
Quando assim for, terá que nos indiciar o contribuinte que deseja colocar no cliente e teremos nós que efetuar a operação.
Altere o ficheiro CSV exportado e envie para o e-mail apoio@moloni.pt, indicando que pretende que a sua listagem de clientes seja alterada para efeitos da ligação à AT.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.