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Como anular um documento?

Por indicação da AT, não é possível alterar ou colocar rascunho um documento após a sua emissão. No entanto, é possível anulá-lo segundo determinadas regras.

Considerações gerais

Se o documento não foi entregue ao cliente pode ser anulado. Importa dizer que pode anular qualquer documento (mesmo que não tenha sido o último a ser emitido) e que mesmo anulado, o documento permanece na sua conta e é comunicado à AT com o estado Anulado.

Por outro lado, não é possível anular documentos que tenham originado outros. Nesse caso, deve anular em primeiro lugar os documentos relacionados. Assim, se uma Fatura estiver associada a um Recibo, essa Fatura não pode ser anulada de imediato. Deve anular o Recibo e depois a Fatura.

É importante indicar que qualquer documento de transporte, emitido e comunicado à AT, só pode ser anulado antes da hora do início do transporte. No entanto, caso tenha inserido um código AT ao documento de transporte não é possível a proceder à sua anulação.

Que tipos de documentos podem ser anulados?

Documentos de débito e crédito:

  • Fatura;
  • Fatura Simplificada;
  • Fatura/Recibo;
  • Nota de Crédito;
  • Nota de Débito.

Documentos de transporte:

  • Guia de Remessa;
  • Guia de Transporte;
  • Guia de Consignação;
  • Guia de Movimentação de Ativos Próprios;
  • Nota de Devolução de Cliente.

Outros documentos:

  • Recibo;
  • Faturas de Consignação;
  • Nota de Encomenda;
  • Orçamento;
  • Ficha de Serviço;
  • Fatura Pro Forma;
  • Consultas de Mesa;
  • Devoluções de Pagamento.

Como anular um documento?

Siga os passos:

1. No documento que pretende anular, clique no botão Anular.

Ou pode anular o documento no detalhe do documento.

2. Aparece uma mensagem de confirmação, onde aparecem detalhes do documento, dados do responsável e os documentos relacionados.

Clique em Confirmar e continuar.

3. Se pretender pode deixar uma nota sobre a anulação do documento, que é visível no Histórico do documento. Clique em Sim, anular o documento.

O documento foi anulado e pode ser visto na listagem correspondente.

Nota:

Ao anular um documento, o utilizador fica associado e responsabilizado pela anulação do documento. Confirme antes de anular um documento.

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Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
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