Como colocar o código do país no contribuinte dos seus clientes?
Se a sua empresa fatura para o estrangeiro, é natural que já lhe tenha sido solicitado colocar o prefixo do código do país junto ao contribuinte do seu cliente e da sua empresa ou o número EORI. Veja como pode ativar essa opção, na sua conta Moloni.
O que é o número EORI?
O número EORI (Economic Operator Registration and Identification) é composto pelo ISO (código do país) e o NIF (Número de Identificação Fiscal) originando números de contribuinte com o formato PT123456789, ESB34562534, DE123456789 ou FR123456789, por exemplo. Para mais informações.
O que é o código ISO?
O código ISO (International Organization for Standardization) é um prefixo de duas letras atribuído a um país pela aplicação da norma ISO 3166 1 Alpha 2, que permite identificá-lo e distingui-lo em diversos contextos.
Com o Moloni é possível ativar essa opção para todos os clientes que tenham um código do país diferente do seu, ou seja, para todos os clientes que não pertençam ao seu país e, ainda, para empresas classificadas como "Sujeitos Não Residentes". Desta forma, uma empresa portuguesa pode ativar este prefixo para os seus clientes cujo país não seja Portugal, ou quando ela própria não seja sujeito residente em Portugal.
Este prefixo é exportado no SAF-T(PT)?
Não. Este prefixo apenas é impresso junto ao número de contribuinte da sua empresa e do seu cliente nos documentos de venda, consultas on-line e listagens para CSV e PDF, não sendo reportado no SAF-T(PT).
Como ativar a opção?
Para ativar esta opção, execute estes passos:
- Aceda ao menu Configurações e selecione a opção Empresa.
- Clique no separador Documentos e em 3. Exportação PDF.
- Na secção 3.2 Entidades, ative a opção 3.2.3. Imprimir prefixo do país no contribuinte do cliente (EORI). Clique no botão Atualizar.
- Este prefixo integra o contribuinte do cliente e pode ser visualizado na listagem de clientes. O documento impresso contém este prefixo, sendo que no contribuinte da sua empresa é incluído o prefixo do país, para que o cliente estrangeiro o possa visualizar.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.