Perguntas mais frequentes
POS (Point of Sale)
Salas e Mesas

Como configurar áreas e mesas para restauração

A funcionalidade Gestão de Mesas presente no POS Moloni é essencial para organizar o seu restaurante.

O POS Moloni permite inserir várias áreas, que podem ser associadas individualmente aos terminais que pretende, como por exemplo: esplanada, café, bar, salão interior ou exterior. É em cada uma destas áreas que se pode criar várias mesas.

Para aceder à Gestão de áreas comerciais, parte do nosso módulo de gestão de mesas, deverá fazê-lo através do menu POS (disponível na Área Cliente Moloni) e clicar em Gestão de Mesas

Em Gestão de áreas comerciais pode visualizar uma listagem de todas as áreas inseridas, sendo que em cada uma pode administrar novas áreas e mesas (que podem ser personalizadas), criando uma hierarquia entre elas.

Consulte este Guia para saber como adicionar e personalizar uma mesa.

Como usar as mesas no POS?

Para poder utilizar as suas áreas e mesas no POS deve:

  • Ativar o sistema de pedidos;
  • Dar permissões ao terminal para aceder às áreas pretendidas.

Siga os passos para compreender este processo:

1. Na sua área de cliente, aceda ao menu POS e clique em Configurar Terminais.

2. Clique no botão editar terminal do terminal pretendido (no qual pretende utilizar o sistema de pedidos).

3. No separador Mesas e pedidos selecione a opção Sim.

4. Selecione as áreas às quais o terminal terá acesso.

5. Aceda ao POS, clique em Pedidos e através do botão Mesas pode aceder ao conjunto áreas a que o terminal tem acesso. O acesso a estas depende das permissões definidas anteriormente.

Desta forma, encontra uma lista de todas as mesas que pertencem à área selecionada. No canto superior esquerdo, tem uma lista de todas as áreas a que o terminal tem acesso e pode navegar entre elas.

Ao selecionar a área, são-lhe apresentadas todas as mesas ocupadas e desocupadas de uma área. 

As mesas podem ser apresentadas de três formas diferentes:

  • Vista em grelha;
  • Vista de sala;
  • Vista em lista.

Em qualquer vista pode facilmente verificar se uma mesa está livre ou não. Ao clicar numa mesa livre, pode adicionar artigos ao pedido que ficará associado à mesa. Se clicar numa mesa ocupada, é apresentado o pedido associado à mesa. 

Em cada uma das mesas pode visualizar os dados do pedido e, consequentemente, artigos e dados do cliente.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "POS (Point of Sale)"
Outros temas de ajuda
Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!