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Como corrigir o saldo negativo dos clientes?

Quando o saldo da conta corrente de um cliente está negativo, significa que o mesmo tem crédito a seu favor. Existem situações em que isso é o esperado, contudo, existem outras em que este valor não se encontra correto.

Para informações adicionais sobre como o processamento de Devoluções de Pagamento, consulte:

Existem assim, casos em que o saldo negativo de um cliente não reflete a realidade da sua conta, e deve-se a notas de crédito que foram emitidas para reembolsar o cliente. Saiba como corrigir este tipo de situações;

Passo 1
Imagine, por exemplo, que efetuou a venda de um produto, emitindo a seguir um documento que a liquida. Caso o cliente queira depois ser reembolsado com este valor, deverá ser criada uma nota de crédito para o efeito (1).

Passo 2
O montante será assim anulado fiscalmente, contudo permanece no histórico do cliente do Moloni, como saldo negativo (2).

Passo 3
Para retificar esta situação e fazer com que o saldo do cliente corresponda à realidade, ficando a zero, deverá emitir uma "Devolução de Pagamento". Este documento não possui valor contabilístico mas permite efetuar o controlo interno do saldo de um cliente (3).

Passo 4
Ao verificar novamente o histórico deste cliente, o saldo encontra-se agora a zeros (4).

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Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
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