Área de Cliente
Movimentos de Venda - Notas de Crédito
Como criar uma Nota de Crédito?
A criação da Nota de Crédito deve obedecer a algumas regras. Conheça o processo em pormenor.
A Nota de Crédito é um documento para creditar/anular o valor de uma fatura. A sua criação é muito simples, mas existem alguns aspetos a ter em conta, tal como descrito aqui.
Os passos seguintes exemplificam como criar uma nota de crédito:
- Clique em Documentos e depois em Notas de Crédito.
- Clique em Adicionar Nota de Crédito.
- Escolha uma das opções:
- Indicação dos documentos que retifica (documentos relacionados);
- Concessão de descontos do tipo Rappel.
- Se escolheu Indicação dos documentos que retifica (documentos relacionados), selecione o cliente e escolha os documentos a conciliar na secção Documentos Relacionados.
Tenha em atenção que preços e quantidades não podem ultrapassar os preços e quantidades dos artigos dos documentos de origem. - Depois, na janela que abre, para além de selecionar os documentos relacionados, pode ativar a opção Mostrar docs. liquidados.
Com essa opção ativa, vão ser listadas também faturas já liquidadas e documentos auto-pagos (Faturas/Recibo e Faturas Simplificadas). - Deverá clicar em Pesquisar Filtros Aplicados para obter os resultados correspondentes.
- Preencha o resto do documento.
Se o valor final da Nota de Crédito for superior ao valor do documento relacionado, irá aparecer um aviso.
Este artigo foi útil?
Precisa de ajuda?
Prefere telefone, e-mail ou live chat?
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.