Como definir um limite de crédito para cada cliente?
No Moloni é possível aplicar um limite de crédito para cada cliente, através de um campo existente na ficha de detalhe.
Este alerta aparece nas Faturas e Notas de Débito, pois são os documentos que permitem lançar crédito.
Sempre que emitir um destes documentos e o valor em dívida seja superior ao limite de crédito que definiu, visualiza um alerta.
No valor em dívida, é tido em conta o valor em dívida atual para o cliente e o valor do documento.
Exemplo: Um cliente em que o limite definido é 100€ e o cliente tem já um valor em dívida de 60€:
- Imagine que era emitido um documento no valor de 20€. Neste caso o alerta não iria aparecer (60+20=80).
- Pelo contrário, imagine que era emitido um documento no valor de 50€. Neste caso, o montante em dívida seria de 110€, e o alerta aparecia.
Para definir um limite de crédito, execute os passos:
1. Aceda a Tabelas e clique em Clientes.
2. Pesquise o cliente ou procure diretamente na listagem e clique em Editar para entrar na ficha de detalhe.
3. Na ficha de cliente, selecione o separador Configurações de Faturação.
4. No campo Limite de Crédito e insira um valor numérico para definir o limite de crédito do cliente.
5. Clique em Atualizar para guardar a informação.
6. Caso emita uma Fatura ou Nota de Débito para este cliente, e o montante em dívida for superior ao que definiu no limite de crédito, aparece este alerta.
São apresentados os valores do limite definido, o montante pendente e o montante pendente caso o documento seja emitido .
Neste exemplo, o limite definido era de 2.000,00€, e com a emissão do documento, ficaria 2.173,00€, superior ao limite que foi definido anteriormente.
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