Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Documentos

Como emitir um documento de Devolução de Pagamento

Emitir uma devolução de pagamento referente a uma Nota de Crédito de um cliente é um processo muito simples. Este Guia mostra-lhe como fazê-lo.

Antes de emitir uma Devolução de Pagamento, certifique-se que está perante uma das situações descritas neste Guia. Tal como é indicado, a maneira correta de emitir uma devolução é a partir da conversão de uma Nota de Crédito numa Devolução de Pagamento. Siga os passos:

1. Aceda ao menu Documentos e clique na opção Notas de Crédito.

2. Pesquise a Nota de Crédito sobre a qual pretende devolver o pagamento ao cliente. Depois, clique no ícone de conversão.

3. Escolha a opção Devolução de Pagamento.

4. Está a criar um novo documento de Devolução de Pagamento. No campo Total Pago, insira o valor correspondente, ou seja o da nota de crédito. Esse valor pode ser visualizado na secção Documentos Relacionados.

5. Pode, através da secção Pagamentos, especificar o método de pagamento utilizado para a devolução.

6. Clique em Guardar e finalizar documento.

7. Visualiza uma mensagem de alerta a indicar-lhe que o valor da conciliação não coincide. No entanto, finalize o documento, escolha a opção Sim, quero guardar o documento.

Este alerta surge porque a Nota de Crédito já foi conciliada com uma Fatura, Fatura/ Recibo ou Fatura Simplificada

8. O documento pode ser impresso ou enviado por e-mail através da coluna Ações. Este documento não contém valor contabilístico, tratando-se apenas de um movimento que permite controlar a conta corrente do cliente.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!