Como funciona a análise das margens de lucro?
O mecanismo de controlo e análise das Margens de Lucro permite-lhe saber quais são os artigos mais rentáveis do seu negócio.
Esta ferramenta permite saber quais os artigos ou famílias/categorias de artigos mais lucrativas dentro da sua plataforma, e durante um período de tempo à sua escolha.
Com este tipo de controle obtém informação sobre as vendas mais rentáveis, em que documentos foram efetuadas, as quantidades vendidas e outras informações importantes, com base numa média das vendas e compras.
Esta funcionalidade apenas está disponível no plano PRO.
Para saber como consultar as Margens de Lucro, consulte este Guia.
Margem de lucro em percentagem ou valor. Quais as diferenças?
Para ter controlo sobre a rentabilidade dos seus artigos vendidos na plataforma, o Moloni permite-lhe fazer a análise através de 2 métricas: Valor e percentagem.
- A margem por valor contabiliza a diferença de valor na sua moeda entre o preço médio de venda, e o preço médio de compra no período escolhido.
- A margem por percentagem contabiliza a margem de lucro percentual da relação entre a média do preço de compra e a média do preço de venda.
Assim, um artigo que tenha uma rentabilidade de 200% pode ter uma margem de lucro em valor 2,50€, e um artigo que tenha uma rentabilidade de 5%, pode dar uma margem de lucro em valor de 250,00€.
Conceito de Markup
Para além da Margem de lucro, o Moloni disponibiliza-lhe o conceito de Markup.
O Markup é uma representação do lucro em relação ao preço de custo do artigo, ao contrário da Margem de Lucro que é uma representação do lucro em relação ao preço de venda.
No Moloni, o Markup é apresentado de duas formas:
- Percentagem;
- Índice.
Forma como calculamos o preço de custo do artigo
Este cálculo não é linear e difere consoante diversos fatores.
Desta forma, existem três contextos diferentes para os quais o cálculo do preço de custo apresentado na listagem altera e, consequentemente, também o lucro, tanto em valor como em percentagem.
Situação A
Dentro do período temporal selecionado para a listagem não existem documentos de compra. Neste caso apresentamos como preço de custo o valor médio dos preços de custo dos fornecedores inseridos para o artigo em questão. Esta situação implica que qualquer alteração de um ou mais preços de custo de fornecedor para o artigo, antes ou depois de serem emitidos documentos de venda, tenha impacto nos valores das margens apresentados.
Situação B
Dentro do período temporal selecionado para a listagem existem documentos de compra e a quantidade de vendas do artigo em questão é igual, ou inferior, à quantidade de compras efetuadas para o mesmo. Neste contexto o valor do preço de custo apresentado é a média entre os valores dos documentos de compra emitidos naquele período e a quantidade de compras efetuada. Não são considerados os preços de custo de fornecedores para o artigo, ou alterações aos mesmos.
Situação C
Dentro do período temporal selecionado para a listagem existem documentos de compra e a quantidade de vendas do artigo em questão é superior à quantidade de compras efetuadas para o mesmo. Neste caso, para o preço de custo do artigo verificamos os valores dos documentos de compra e fazemos a soma dos valores dos mesmos. A esse valor somamos a média dos preços de custo de fornecedores para o artigo, tantas vezes quantas a diferença entre a quantidade de vendas e a quantidade de compras. Posteriormente o valor resultante é dividido pela quantidade de vendas. Aqui são sempre considerados os preços de custo de fornecedores para o artigo, ou alterações aos mesmos.
Segmentações, ordenações e filtros
Nesta ferramenta é possível segmentar por artigos e/ou famílias/categorias de artigos, por clientes ou por tipos de documentos.
As mais úteis são as segmentações por famílias e/ou categorias, que lhe permite efetuar este cálculo apenas numa determinada família e suas sub-famílias.
Pode controlar a ordenação dos resultados por Ascendente ou Descendente.
Paralelamente a estas opções, pode definir o espaço temporal para o qual pretende saber os resultados, sabendo que, por defeito, o sistema mostra apenas os do mês atual.
Exporte os dados para uma folha de cálculo (CSV)
Todas as listagens efetuadas podem ser exportadas para um ficheiro CSV.
Requisitos mínimos
Para que o sistema contabilize corretamente os dados, é necessário que todos os artigos tenham um preço de custo associado e que sejam inseridas na plataforma o máximo de compras possível, para o artigo poder calcular corretamente as médias de preço de custo.
Para aprender a utilizar a ferramenta, consulte o link
https://www.moloni.pt/suporte/como-consultar-as-margens-de-lucro
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